Sucessão é tema de programa internacional da UC Semesp

A UC Semesp terá sua primeira iniciativa internacional em 2020 com o tema de sucessão. O Programa Capacitação para Sucessores em IES acontecerá em junho, nos Estados Unidos.

2020 marcará um novo passo para a Universidade Corporativa do Semesp, que está lançando sua primeira iniciativa internacional. O programa Capacitação para Sucessores em IES acontecerá entre os dias 22 e 26 de junho e levará líderes educacionais brasileiros para visitar os principais Centros de Empreendedorismo e Universidades da região de Boston, nos Estados Unidos.

O programa é uma parceria da UC Semesp com o Grupo Tiradentes e o Tiradentes Institute e tem como objetivo oferecer aos participantes a oportunidade de conhecer modelos de excelência de ensino, aprendizagem e de gestão das mais importantes e inovadoras universidades do mundo.

“Grande parte dos associados do Semesp é formado por instituições de ensino de pequeno porte. Elas são empresas familiares que precisam lidar, eventualmente, com a questão da sucessão”, explica Márcio Sanches, coordenador da UC Semesp. “O Programa de Capacitação de Sucessores surgiu a partir dessa demanda dos associados que precisam formar uma nova geração de mantenedores”.

Durante o programa, os líderes educacionais conhecerão a Universidade de Harvard, a Babson College e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), com visitas monitoradas e tradução simultânea dos encontros que abordarão internacionalização do ensino, modelos de incubadora e integração entre a indústria e as instituições de ensino.

Workshop

Na última sexta-feira, 7 de dezembro, o Semesp realizou o Workshop Capacitação de Sucessores em IES para marcar o lançamento do programa internacional da UC Semesp. O workshop contou com palestra da coordenadora da Comissão de Pessoas do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Adriana Adler, e de membros do Grupo Tiradentes, que contaram um pouco sobre o bem sucedido processo de sucessão do grupo.

Adriana Adler apresentou a palestra “Os Desafios da Formação de Sucessores”. Em sua fala, Adler apontou que a questão da sucessão é um assunto importante considerado o maior desafio das empresas familiares. “É preciso destacar a importância do planejamento da sucessão em mercados globais cada vez mais complexos e com uma necessidade maior de lideranças”, avaliou no início da palestra.

Para a coordenadora do IBGC, o assunto da sucessão precisa ser mais discutido dentro das empresas porque envolve várias questões como a continuidade dos negócios, a preservação do patrimônio da família e o tema da confiança. “Todo planejamento de sucessão traz impactos para as empresas, mudanças que vão afetar a todos, o fundador dos negócios, seus filhos e a família, assim como os colaboradores da empresa. É delicado porque provoca constrangimento e envolve paciência, dedicação, tempo e diálogo e consenso entre os envolvidos”, pontuou Adriana.

Para mais informações sobre o programa e reservas:

Trust Travel

(11) 2122.4255/(11) 99955.9412

Outras Notícias

LIVE Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado

Concebido para ser o momento de estudos e reflexões do profissional de comunicação e marketing educacional, o Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado do SADEBR pretende abordar de forma interativa, objetiva, leve e informal assuntos relevantes, dicas, panoramas, pesquisas, estudos de mercado e entrevistas para que o profissional de marketing educacional fique por dentro de tudo que acontece nas IES brasileiras e mundiais. Os encontros ocorrerão nas sextas-feiras, às 9h, durante três meses. Mas, se não puder assistir,...