Revista Ensino Superior: O lugar do RH

A edição nº220 da Revista Ensino Superior, de junho de 2017, traz uma reportagem de capa que abre uma discussão sobre o papel estratégico do RH. Durante muito tempo, a área de Recursos Humanos permaneceu confinada à tarefa de prestar suporte operacional às empresas. Definir a política de remuneração, participar do processo de recrutamento, avaliar o desempenho de funcionários e até cuidar das condições de higiene e segurança do local de trabalho ainda são algumas das responsabilidades do gestor de pessoas, mas essa realidade mudou.

Hoje, gerenciar pessoas vai muito além de definir políticas de remuneração e avaliação. Também cabe aos profissionais dessa área moldar culturas e disseminar os valores organizacionais, e isso também vale para as instituições de ensino.

Ruy Gueiros, reitor do Centro Universitário Eniac, de Guarulhos, contou sobre uma ação institucional desenvolvida para apresentar o conceito de aprendizagem ativa aos funcionários da área administrativa. “Notamos que não bastava criar metodologias e plataformas inovadoras para os alunos se os próprios funcionários não entendiam o propósito dessas novidades. E já que a metodologia ativa ecoava no administrativo, resolvemos criar no portal um programa de treinamento  na modalidade ‘sala de aula invertida’ para que todos se envolvessem”, conta.

Com esse trabalho de compartilhamento, o RH da Eniac ganhou musculatura: onde havia apenas duas pessoas para cuidar do Departamento Pessoal, agora há oito profissionais especializados . A nova instituiu a gestão por competência, ao qual todos os cargos são previamente definidos de acordo com o que se espera de cada liderança.

No próximo dia 17 de agosto, a Universidade Corporativa terá um curso presencial denominado “Gestão de Pessoas para Coordenadores de Curso” que trabalhará uma série de conteúdos com o objetivo de transmitir um melhor entendimento dos comportamentos dos colaboradores nas organizações e para o exercício da liderança em busca de melhores resultados.

Ministrado por Marisabel Ribeiro, o curso acontecerá em dois dias: 17 e 18 de agosto. Inscreva-se!

Assine ou compre o seu exemplar da Revista Ensino Superior.

Outras Notícias

LIVE Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado

Concebido para ser o momento de estudos e reflexões do profissional de comunicação e marketing educacional, o Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado do SADEBR pretende abordar de forma interativa, objetiva, leve e informal assuntos relevantes, dicas, panoramas, pesquisas, estudos de mercado e entrevistas para que o profissional de marketing educacional fique por dentro de tudo que acontece nas IES brasileiras e mundiais. Os encontros ocorrerão nas sextas-feiras, às 9h, durante três meses. Mas, se não puder assistir,...