Qual é o segredo de uma equipe de sucesso?

Equipe é um grupo de pessoas aplicadas na realização de uma mesma tarefa ou trabalho. No âmbito profissional, esses grupos devem ter propósitos e objetivos claros, além de sempre contar com um líder, ainda que, as responsabilidades da liderança são compartilhadas entre seus membros e variem de tarefa para tarefa.

Atualmente as equipes tem se mostrado diversificadas, dispersas, digitais e dinâmicas, mas apesar de tudo isso ser bom, torna o trabalho de colaboração particularmente desafiador.

A Revista Harvard Business listou quatro condições facilitadoras para as equipes atingirem um alto desempenho:

  1. Diretriz atraente: As metas da equipe devem ser desafiadoras e devem envolver os membros, sem serem muito modestas e nem tão difíceis ao ponto de se tornarem desanimadoras;
  2. Estrutura forte: As equipes precisam de um número adequado de membros, processos e tarefas bem atribuídas, além de normas que desencorajem o comportamento destrutivo e promovam uma dinâmica positiva;
  3. Contexto positivo: Contar com o apoio do líder e dos outros integrantes da equipe garante a eficiência do trabalho realizado. Isso inclui premiar o bom desempenho, um sistema de informação que permita acesso aos dados necessários para o trabalho, um bom sistema educacional (treinamentos) e a disponibilidade de recursos materiais;
  4. Mentalidade Compartilhada: uma mentalidade participativa entre os integrantes auxilia nos problemas que derivam de falta de informação. Compartilhar conhecimento é muito importante para manter a colaboração eficaz.

Para o sucesso da equipe é importante que todos os membros estejam voltados par o interesse coletivo, garantindo o compromisso, a perseverança e a persistência entre eles. Fora isso, além de desempenhar sua função, o integrante deve conhecer também o trabalho de seu colega para entender como funciona o processo e ajuda quando for necessário e identificar a importância do seu papel na composição da equipe.

Conheça os cursos da Universidade Corporativa Semesp e veja como nossos conteúdos podem agregar na construção de uma equipe de sucesso!

Outras Notícias

LIVE Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado

Concebido para ser o momento de estudos e reflexões do profissional de comunicação e marketing educacional, o Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado do SADEBR pretende abordar de forma interativa, objetiva, leve e informal assuntos relevantes, dicas, panoramas, pesquisas, estudos de mercado e entrevistas para que o profissional de marketing educacional fique por dentro de tudo que acontece nas IES brasileiras e mundiais. Os encontros ocorrerão nas sextas-feiras, às 9h, durante três meses. Mas, se não puder assistir,...