Programa de Formação de Coordenação

Principais responsáveis pela organização e aprimoramento das graduações, os coordenadores de curso devem sempre estar se atualizando e buscando formas de inovar e colaborar para a qualidade do sistema de ensino-aprendizagem.

Pensando em quão relevante é o papel desse profissional para as instituições de ensino superior, a Universidade Corporativa Semesp aprimorou o tradicional curso de Formação de Coordenadores e agora desenvolveu um programa completo, composto por 8 cursos presenciais e a distância. São eles:

  • Ensino Superior no Brasil: Panorama, Tendências e Indicadores de Qualidade ( Presencial)

Esse curso desenvolve, através da análise de dados da Assessoria Econômica do Semesp, conhecimentos e habilidades em gestão acadêmica para o exercício de diversas funções que envolvem liderança e estratégias.

  • Processos Pedagógicos e Gestão de Ensino (Presencial)

Esse curso busca definir as atribuições dos coordenadores e estruturar políticas de alinhamento entre as áreas acadêmicas e administrativa/financeira, além de apresentar maneiras de capacitação, motivação e supervisão de corpo docente.

  • Papel do Coordenador como Gestor Acadêmico e Administrativo (EAD – 8 horas)

Além de definir as atribuições dos coordenadores, esse curso define o que é gestão acadêmica e como deve ser o perfil do coordenador pedagógico.

  • Fundamentos de Legislação e o Marco Legal do Ensino Superior Brasileiro (EAD – 4h horas)

Essa é uma disciplina indispensável para profissionais de qualquer área de uma instituição de ensino superior. Os conteúdos trabalhados dão uma visão panorâmica de legislação, procedimentos e normas que todas as IES devem seguir.

  • Elaboração e Gestão de PDI, PPI e PPC (EAD -12 horas)

O curso apresenta as principais caraterísticas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e do Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

  • Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos Presenciais e em EAD (EAD – 8 horas).

Apresenta um roteiro completo para o recebimento das Comissões de Avaliação in loco, abrangendo os aspectos de Renovação e Reconhecimento de cursos presenciais e também EAD.

  • Gestão de Evasão e Retenção (EAD – 8 horas)

Esse curso traz um panorama completo sobre a estruturação dos departamentos de retenção ou permanência das IES brasileiras, tanto na graduação presencial como em educação a distancia.

  • Desafio na implantação dos 20% a Distância (EAD – 8 horas)

Esse curso traz diferentes metodologias e estratégias educacionais, de modo que o aluno seja capaz de interpretar e aplicar a obrigatoriedade da implantação dos 20% EaD nos cursos presenciais.

Faça o programa completo ou, se preferir, escolha algum dos cursos avulsos.

Clique aqui para mais informações.

Outras Notícias

LIVE Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado

Concebido para ser o momento de estudos e reflexões do profissional de comunicação e marketing educacional, o Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado do SADEBR pretende abordar de forma interativa, objetiva, leve e informal assuntos relevantes, dicas, panoramas, pesquisas, estudos de mercado e entrevistas para que o profissional de marketing educacional fique por dentro de tudo que acontece nas IES brasileiras e mundiais. Os encontros ocorrerão nas sextas-feiras, às 9h, durante três meses. Mas, se não puder assistir,...