Por que apostar em metodologias ativas?

Segundo uma reportagem do Jornal Folha de S. Paulo, a falta de profissionais qualificados no mercado de trabalho tem feito muitas instituições e empresas abrirem suas próprias faculdades com cursos de graduação. O objetivo é formar pessoas para o mercado e para ocupar as suas próprias vagas.

Essa baixa oferta de profissionais competentes não é bom para o mercado, bem como não é bom para as universidades e, por esse motivo, muitas IES estão procurando alternativas para não focar apenas no ensino e conhecimento teórico.

Para mudar os paradigmas do ensino superior tradicional, muitas universidades estão apostando em metodologias ativas que são vários processos distintos que visam inserir o estudante como agente principal responsável por sua aprendizagem. Hoje em dia, existem vários modelos que os professores podem adotar tanto no ensino presencial, quanto a distância.

A Universidade Corporativa Semesp tem oferecido cursos para qualificar profissionais e apresentar novas ferramentas de ensino como o PBL (Project Based Learning), TBL (Team Based Learning), Peer Instruction e Design Thinking.

No próximo dia 7/10, coordenadores de cursos, docentes e demais profissionais da gestão e ensino de IES poderão participar do curso Aplicação do ensino baseado em Team Based Learning (TBL) e do Peer Instruction em sala de aula: o passo a passo da metodologia.

O curso será ministrado por Ana Valéria Reis, mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté – SP, graduada em Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa e Língua Espanhola. É professora do centro Universitário Salesiano de São Paulo, campus Lorena, e da pós-graduação. Integra a equipe do Laboratório de Metodologias Inovadoras – LMI – do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, campus Lorena.

A docente também atuou na 12ª edição das Jornadas Regionais, encontros promovidos pelo Semesp que abordam os temas de maior interesse das instituições de diferentes cidades de São Paulo.

Conheça um pouco mais do curso e faça a sua inscrição aqui!

Outras Notícias

LIVE Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado

Concebido para ser o momento de estudos e reflexões do profissional de comunicação e marketing educacional, o Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado do SADEBR pretende abordar de forma interativa, objetiva, leve e informal assuntos relevantes, dicas, panoramas, pesquisas, estudos de mercado e entrevistas para que o profissional de marketing educacional fique por dentro de tudo que acontece nas IES brasileiras e mundiais. Os encontros ocorrerão nas sextas-feiras, às 9h, durante três meses. Mas, se não puder assistir,...