Os desafios do EaD no século XXI

O ensino por correspondência na Europa, no século XIX, representou a primeira geração da educação a distância. No Brasil, o Instituto Universal Brasileiro atua nessa modalidade há décadas. Com a evolução da tecnologia, a Teleducação e Telecursos marcaram os anos 80 e 90 e, no começo deste milênio, o acesso à internet aumentou ainda mais as chances de interatividade e deu novas ferramentas para o ensino a distância crescer ainda mais, apesar dos desafios.

Em entrevista ao Revista Brasil, um programa das Rádios EBC, Carlos Longo, pró-reitor acadêmico e diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), explicou que essa modalidade é praticada por instituições de prestígio no Brasil e no mundo.  “O que prova que estamos indo para um caminho com uma nova forma de ensino e aprendizado mais universal, mais apropriado para os tempos de hoje e que, sem dúvida nenhuma, vai estar no futuro de todos nós”, disse.

Para o diretor ainda existe uma resistência a essa modalidade de ensino, tanto quem está ensinando, como aprendendo. Carlos Longo considera impossível formar jovens e adultos sem o uso da educação a distância. Na avaliação do pró-reitor, as IES terão que compartilhar conteúdos e se adaptar às novas tecnologias de informação e aos recursos educacionais abertos. Ressalta ainda que os professores terão que se transformar em facilitadores e coaches de aprendizado. E aos estudantes, o diretor acredita que terão que aprender de forma colaborativa, desenvolver pensamento crítico, pesquisar, estudar para adquirir conhecimentos necessários para evoluir e desenvolver competências essenciais para os desafios do século XXI.

Na próxima sexta-feira (29), o curso Gestão em Ensino a Distância em IES para coordenadores, oferecido pela Universidade Corporativa Semesp, vai apresentar um panorama geral da modalidade, visando a identificação de oportunidades e potencialidades tanto no setor público como no privado. Além de analisar as novas abordagens e aplicações de metodologias.

Saiba mais: http://goo.gl/l3Fq26.

Fonte: Portal EBC Rádios 

 

Outras Notícias

LIVE Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado

Concebido para ser o momento de estudos e reflexões do profissional de comunicação e marketing educacional, o Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado do SADEBR pretende abordar de forma interativa, objetiva, leve e informal assuntos relevantes, dicas, panoramas, pesquisas, estudos de mercado e entrevistas para que o profissional de marketing educacional fique por dentro de tudo que acontece nas IES brasileiras e mundiais. Os encontros ocorrerão nas sextas-feiras, às 9h, durante três meses. Mas, se não puder assistir,...