Os desafios da captação e retenção de alunos

O tema “Captação e Retenção de alunos” foi um dos destaques da 12ª edição das Jornadas Regionais, promovidas pelo Semesp, neste ano. Na última semana, um seminário sobre esse assunto reuniu especialistas e cerca de 80 profissionais de ensino superior que não só eram da área de marketing, como também de diversos outros setores.

E esse foi um pontos destacados por Wilson Diniz, diretor de Marketing do Grupo Cruzeiro do Sul, durante a apresentação Captação de alunos 24 por 7. “Um conceito de captação de alunos mais amplo, vai além de uma ou poucas ações isoladas ou de atividades exercidas por um único setor ou departamento dentro de uma instituição. As tendências de captação hoje envolvem todos os profissionais de todos os setores de uma IES com objetivos fundamentais e específicos, como captar mais alunos e manter a instituição financeiramente equilibrada”, disse.

Henrique Castan, cofundador do Grupo Unite, falou sobre captação sustentável de novos alunos usando dados de pesquisas feitas pelo próprio Grupo, mas também de estudos internacionais como a Forrester Research Inc. “99% dos candidatos a um determinado curso chega à instituição por meio de site ou telefone. No entanto, 52% desse público abandona a compra on-line, se não conseguir encontrar uma resposta rápida para suas perguntas”, revelou.

André Rossi, diretor de relacionamento da Num.br, apresentou os dados mais procurados nas mídias digitais, extraídos pelo método Big Data Analytics. “Enem, Fies e Prouni foram os assuntos mais buscados em 2014, em contrapartida, o atendimento e a qualidade de ensino foram as principais razões para críticas às universidades”, disse. “Além de entender os motivos das reclamações dos alunos referentes às IES, é fundamental compreender o perfil do público”.

Os conceitos e estratégias de captação são de grande utilidade para os profissionais de marketing das IES mas, gestores, coordenadores de curso e pessoas do setor administrativo também podem aprender com esse tema e utilizar no exercício de suas atividades. Para esse público, a Universidade Corporativa Semesp está oferecendo os cursos Desafio na implantação dos 20% a distância e Estratégia empresarial aplicada ao ensino superior, ambos na modalidade EAD e promovidos em parceria com a FIA.

Saiba mais neste link.

 

Outras Notícias

LIVE Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado

Concebido para ser o momento de estudos e reflexões do profissional de comunicação e marketing educacional, o Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado do SADEBR pretende abordar de forma interativa, objetiva, leve e informal assuntos relevantes, dicas, panoramas, pesquisas, estudos de mercado e entrevistas para que o profissional de marketing educacional fique por dentro de tudo que acontece nas IES brasileiras e mundiais. Os encontros ocorrerão nas sextas-feiras, às 9h, durante três meses. Mas, se não puder assistir,...