Noções de Fluxo de Caixa e Capital de Giro aplicado a IES

Qualquer empresa precisa de profissionais que dominem a sopa de letrinhas financeira e, com as instituições de ensino superior não é diferente. Os termos “Fluxo de Caixa” e “Capital de Giro” são alguns que muitas pessoas não conseguem defini-los ou diferencia-los. Para desenvolver uma visão sistêmica sobre esses dois processos aplicados as IES, a Universidade Corporativa Semesp, em parceira com a FIA, desenvolveu mais um curso voltado para os profissionais que atuam nessa área.

Fluxo de caixa é uma ferramenta que apresenta o controle da movimentação financeira que, além de mostrar as entradas e saídas dos recursos financeiros, também descreve o que acontece entre os intervalos das duas movimentações. Através dessa analise é possível entender o porquê, por exemplo, se aquele período que deveria dar um ótimo faturamento, na verdade trouxe mais despesas.

Capital de Giro é o capital necessário para financiar a continuidade das ações de uma empresa, tais como: recursos para financiamento aos clientes (vendas a prazo), recursos para manter estoques, pagamentos de fornecedores e funcionários, etc. Ou seja, to do o capital que a longo ou curto prazo irá financiar as atividades operacionais.

Além desses dois pontos, o conteúdo do curso ainda conta com: Noções do ciclo financeiro; Relação entre o ciclo financeiro e o ramo de atividade; Relações entre o ciclo financeiro e o fluxo de caixa operacional; Administração do capital de giro: ciclo operacional e ciclo financeiro; Necessidade de capital de giro (NCG) e capital de giro líquido; Relação entre EBITDA, Fluxo de caixa e Capital de giro: conversão do EBITDA; Investimentos de capital (CAPEX); Fontes de financiamento e capital de giro; Projeção e modelagem do fluxo de caixa utilizando Excel; Criação de cenários e análise de sensibilidade do fluxo de caixa a fatores de risco; Análise da demonstração do fluxo de caixa; Magnitude do fluxo de caixa operacional e a relação com o potencial de geração de caixa pela operação (EBITA); Análise do perfil da empresa, baseado nos fluxos de caixa. Fluxo de Caixa e Capital de Giro aplicado às Instituições de Ensino: Estudos de caso e aplicações para Instituições de Ensino.

Matricule-se aqui!

Outras Notícias

LIVE Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado

Concebido para ser o momento de estudos e reflexões do profissional de comunicação e marketing educacional, o Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado do SADEBR pretende abordar de forma interativa, objetiva, leve e informal assuntos relevantes, dicas, panoramas, pesquisas, estudos de mercado e entrevistas para que o profissional de marketing educacional fique por dentro de tudo que acontece nas IES brasileiras e mundiais. Os encontros ocorrerão nas sextas-feiras, às 9h, durante três meses. Mas, se não puder assistir,...