Como aplicar a meritocracia no mundo corporativo?

Meritocracia vem do latim “meritum”, que significa mérito, unida ao sufixo grego “cracia”, que quer dizer poder, dessa forma, o significado literal de meritocracia seria “poder do mérito”. Nos dias atuais esse conceito pode ser definido como um sistema ou modelo de hierarquização e premiação baseado nos méritos pessoais de cada indivíduo. Mas como isso se aplica no mundo corporativo?

De acordo com a Prof. Dra. Lívia Barbosa, autora do livro “Igualdade e Meritocracia: A ética do desempenho nas sociedades modernas”, os critérios meritocráticos são aplicados através das avaliações de desempenho que são capazes de comparar e analisar os resultados de cada um no desempenho de suas tarefas. Apesar disso, muitos teóricos de administração se posicionam contra os processos de avaliação, pois eles consideravam que grande parte dos problemas de uma organização nascia dos próprios processos operacionais e, por esse motivo, o resultado da avaliação não seria tão fiel à realidade.

Ao ser bem aplicada, a meritocracia nas empresas pode promover melhorias de performance, produtividade e inovação. Mas, o uso inadequado pode gerar consequências ruins, entre elas, o clima de individualismo e competitividade negativa, desfavorecendo assim as relações interpessoais no ambiente corporativo.

Na aplicação, as metas coletivas e individuais devem estar bem definidas para todos os envolvidos, com planejamento prévio, sem sobrecarregar e dar os feedbacks corretos. O colaborador deve entender que pode se beneficiar do sistema e ter seu trabalho valorizado. Também é um ótimo momento para se especializar, investir em cursos de capacitação para aplicar os conhecimentos adquiridos no dia a dia.

Os cursos da Universidade Corporativa Semesp buscam capacitar e qualificar os profissionais que atuam nas instituições de ensino superior, difundindo conhecimentos, técnicas e valores, atendendo as necessidades dos diversos níveis operacionais, técnicos e gerenciais. Saiba quais são os próximos cursos e entre em contato por meio do e-mail [email protected].

Outras Notícias

LIVE Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado

Concebido para ser o momento de estudos e reflexões do profissional de comunicação e marketing educacional, o Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado do SADEBR pretende abordar de forma interativa, objetiva, leve e informal assuntos relevantes, dicas, panoramas, pesquisas, estudos de mercado e entrevistas para que o profissional de marketing educacional fique por dentro de tudo que acontece nas IES brasileiras e mundiais. Os encontros ocorrerão nas sextas-feiras, às 9h, durante três meses. Mas, se não puder assistir,...