Mantenedores participam do primeiro curso da UC direcionado para dirigentes estratégicos

Nesta quarta-feira, 4, a Universidade Corporativa Semesp recebeu gestores e mantenedores de instituições de ensino superior para o primeiro curso direcionado exclusivamente para a liderança estratégica. “Quem é e o que faz o dirigente estratégico” faz parte do Programa de Desenvolvimento de CEO’s e de Dirigentes Estratégicos.

O Docente João Baptista Brandão ministrou a primeira parte do curso destacando a importância do desenvolvimento da capacidade de discernimento e a liderança estratégica relacionada a eficácia dos processos, além do desafio de equilibrar a razão e emoção aprimorando a inteligência emocional. “As organizações estão com muita dificuldade de produzir competências imateriais”, disse.

Na segunda parte do curso, Marcelo Silva, ex-CEO do Grupo Magazine Luiza e atualmente vice-presidente do conselho administrativo, contou brevemente toda sua experiência a frente de grandes empresas do varejo, desde 1978 no Bompreço Supermercados do Nordeste, até a liderança no Magazine Luiza por seis anos.

Marcelo frisou nas mudanças que não só o setor de varejo viveu, como todos os outros, no que se refere à transformação digital e no desafio de manter o engajamento do consumidor que está se digitalizando. “Como líder, há duas frases que eu sempre gosto de destacar para a equipe, a primeira é ‘eu sou o exemplo’ e a segunda é ‘eu estou aqui para te ajudar’”.

Sobre sua atuação no Grupo Magazine Luiza, o executivo apresentou os ciclos estratégicos, componentes da governança corporativa, e a evolução do planejamento estratégico comparando os anos de 2010 e 2015. “Entre as metas definidas para 2015, incluímos a contribuição para a inclusão digital dos consumidores, aprimoramento contínuo das operações multicanais e integrada, reformulação e digitalização das lojas físicas e fortalecer, de um modo geral, a cultura digital”, explicou.

Ao finalizar sua participação, o executivo respondeu às perguntas dos participantes e destacou a valorização do capital humano. “Empresas que querem ser duradouras devem preservar os valores dos fundadores, softwares e até mesmo conhecimento é possível comprar, mas o comprometimento das pessoas não, por isso a liderança é um processo longo que envolve inspiração e transpiração”.

Assista ao vídeo gravado pelo ex-CEO do Magazine Luiza, Marcelo Silva:

Outras Notícias

LIVE Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado

Concebido para ser o momento de estudos e reflexões do profissional de comunicação e marketing educacional, o Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado do SADEBR pretende abordar de forma interativa, objetiva, leve e informal assuntos relevantes, dicas, panoramas, pesquisas, estudos de mercado e entrevistas para que o profissional de marketing educacional fique por dentro de tudo que acontece nas IES brasileiras e mundiais. Os encontros ocorrerão nas sextas-feiras, às 9h, durante três meses. Mas, se não puder assistir,...