Globalização e o ensino superior

Globalização foi uma das palavras mais usadas no inicio do século XXI e se conceitua como um processo econômico e social que integra países e pessoas em todo o mundo. Dessa maneira, é possível realizar transações financeiras e comerciais, além de disseminar aspectos culturais.

Um dos efeitos da globalização na educação superior é aproximar as abordagens de mercado às escolhas escolares, administração das IES e avaliação dos medidores de desempenho das instituições, visto que a qualidade dos cursos é um dos fatores determinantes para a escolha do aluno e são usados ao ser comparados com a qualidade de instituições internacionais.

As políticas educacionais são afetadas diariamente pela globalização, por esse motivo, a educação adquire papel instrumental, aumentando a demanda de acesso ao nível superior de educação e exigindo a reestruturação dos sistemas educacionais existentes, com o objetivo de ampliar ainda mais a capacidade de atendimento das pessoas ao conhecimento científico.

Rubens Penha Cysne, professor da FGV, escreveu um artigo para a Revista Conjuntura Econômica sobre como reagir à globalização, em especial aos profissionais que atuam com educação. Para ele, é preciso ficar atento à redução do “efeito fronteira” que, no caso brasileiro, inclui a barreira do idioma e a barreira representada por questões culturais, normas sociais, práticas comerciais e práticas regulatórias.

“As barreiras da língua estão caindo em função das traduções gratuitas em tempo real. As barreiras comerciais diluem-se com o tempo pela maior integração dos mercados. Já as barreiras culturais são reduzidas em velocidade mais reduzida. Integrações produtivas decorrentes de quedas de barreiras, sejam tarifárias ou tecnológicas, costumam gerar efeitos sobre o conjunto de empresas de um determinado setor e um deles é o efeito especialização”, afirmou Cysne.

Leia aqui o artigo completo.

Para atender as demandas do mercado, as pessoas buscam, cada vez mais, se qualificar para pode se inserir no mundo competitivo e globalizado. A Universidade Corporativa Semesp oferece cursos de diferentes áreas com o objetivo de capacitar os profissionais que atuam no ensino superior. Confira aqui.

Outras Notícias

LIVE Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado

Concebido para ser o momento de estudos e reflexões do profissional de comunicação e marketing educacional, o Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado do SADEBR pretende abordar de forma interativa, objetiva, leve e informal assuntos relevantes, dicas, panoramas, pesquisas, estudos de mercado e entrevistas para que o profissional de marketing educacional fique por dentro de tudo que acontece nas IES brasileiras e mundiais. Os encontros ocorrerão nas sextas-feiras, às 9h, durante três meses. Mas, se não puder assistir,...