Gestão de pessoas nas instituições de ensino superior

A área de recursos humanos tem sido vista como estratégia por várias empresas, os profissionais de gestão de pessoas podem motivar os outros colaboradores e assim aumentar a produtividade. A partir dos anos 90, com o aumento da competitividade no mercado, as empresas precisaram fazer uma reestruturação organizacional. Os gestores pararam de administrar as pessoas e passaram a administrar com as pessoas.

Os profissionais que atuam nessa área têm como atribuição propor, coordenar, acompanhar e avaliar as políticas e diretrizes relativas ao recrutamento e seleção; ao desenvolvimento; à capacitação; à avaliação de desempenho; saúde e qualidade de vida dos colaboradores. A denominação “Gestão de Pessoas” não envolve somente as práticas e as políticas citadas acima, mas também uma visão estratégica da própria universidade.

As faculdades enquanto instituições sociais precisam ter um modelo de gestão que considere as pessoas que atuam nelas como diferencial, buscando transformá-las em agentes efetivos e disseminadores do profissionalismo.

A Universidade Corporativa Semesp também oferece cursos que são destinados para os profissionais de RH das instituições. Essas formações visam discutir conceitos, a realidade atual e futura, para formar referências e habilidade sobre a definição e implantação da estratégia de recursos humanos, considerando seus principais desafios, tais como, a definição da estrutura organizacional em Instituições unicampi e multicampi, a  implantação, manutenção ou modernização de políticas e processos com foco nas melhores práticas de mercado e por fim, o gerenciamento da rotina através da criação de indicadores de desempenho de recursos humanos.

Os cursos da UC também contemplam outras áreas: Administrativa; Financeira; Jurídica; Marketing; Gestão; EAD; Inteligência de Mercado; e Educacional.

Saiba mais sobre os cursos da UC em: https://www.semesp.org.br/uc/cursos/

Outras Notícias

LIVE Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado

Concebido para ser o momento de estudos e reflexões do profissional de comunicação e marketing educacional, o Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado do SADEBR pretende abordar de forma interativa, objetiva, leve e informal assuntos relevantes, dicas, panoramas, pesquisas, estudos de mercado e entrevistas para que o profissional de marketing educacional fique por dentro de tudo que acontece nas IES brasileiras e mundiais. Os encontros ocorrerão nas sextas-feiras, às 9h, durante três meses. Mas, se não puder assistir,...