Gestão estratégica de custos

Manter a vantagem competitiva de uma empresa, independente do segmento, é um dos grandes desafios enfrentados. Atualmente, a Gestão Estratégica de Custos é uma ferramenta útil, pois pode mostrar onde a empresa estará no futuro diante de todas as variáveis que envolvem o ambiente empresarial.

Segundo Hansen Mowen (2001, p. 423) a gestão estratégica de custos “é o uso de custos para desenvolver e identificar estratégias superiores que produzirão uma vantagem competitiva”. Esse conceito também se aplica às instituições de ensino superior e, por esse motivo, a Universidade Corporativa Semesp, em parceria com Fundação Instituto de Administração (FIA), está oferecendo o curso Gestão Estratégica de Custos Aplicada a IES, na modalidade a distância.

O curso é voltado para os profissionais que atuam no departamento financeiro das instituições de ensino superior e buscam reciclagem e especialização mas, apesar disso, funcionários de outras áreas podem adquirir esses conhecimentos para usar como forma de estratégia administrativa.

Para se aplicar a gestão estratégica de custos são necessárias muitas técnicas e um bom sistema deve fornecer deve fornecer todas as informações para dar um diagnóstico confiável para a classificação das despesas, estabelecimento de metas, melhoria dos processos e gestão de recursos, orçamento de custos.

O curso, oferecido pela plataforma da FIA, já está disponível aos interessados e podem ser iniciados imediatamente.

Docente

Jeferson Vinhas Ferreira é Doutor em formação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, Mestre em Administração de Empresas pela PUC-MG, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Especialista em Controladoria e Finanças Empresariais pela UFLA e Administrador de Empresas pela UFMG. Cursou Liderança Universitária pela Harvard University, EUA.

É mantenedor de um Centro Educacional, Educador Financeiro, superintendente executivo do Grupo Educacional UNIS, professor de graduação e pós-graduação da área de Finanças Corporativas.

Assista abaixo um trecho da aula:

Outras Notícias

LIVE Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado

Concebido para ser o momento de estudos e reflexões do profissional de comunicação e marketing educacional, o Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado do SADEBR pretende abordar de forma interativa, objetiva, leve e informal assuntos relevantes, dicas, panoramas, pesquisas, estudos de mercado e entrevistas para que o profissional de marketing educacional fique por dentro de tudo que acontece nas IES brasileiras e mundiais. Os encontros ocorrerão nas sextas-feiras, às 9h, durante três meses. Mas, se não puder assistir,...