Tendências na formação executiva

Cursos de graduação têm, cada vez mais, oferecido programas destinados a formar executivos preparados para os desafios do mercado de trabalho. Estratégias de liderança e gestão são diferenciais que, nos tempos atuais, todo o profissional precisa dominar independentemente da área de atuação. Mas será que somente uma formação universitária consegue atender às necessidades do mercado empresarial?

Em entrevista ao Chief Learning Officer, Joe Schaffer, diretor associado de educação executiva da Rutgers Business School, falou sobre as novas tendências na formação de executivos e quais as competências que os líderes precisam ter para prosperar.

“Nós atualizamos nossos programas em uma base semanal ou mensal. Além disso, um tema abordado precisa ser relevante para os participantes, aplicável e mensurável. É preciso questionar como este conhecimento vai ajudar a sua organização em termos de resultados”, disse.

Segundo ele, anos atrás, durante a formação universitária, os estudantes buscavam soluções baseadas em pesquisas que poderiam ou não serem aplicáveis às necessidades da empresa. Hoje em dia, os líderes precisam compreender os desafios específicos que uma organização enfrenta.

No Brasil, nos últimos anos, têm surgido escolas de MBA e especialização, e também novas alternativas e modalidades de cursos que, como as capacitações oferecidas pela Universidade Corporativa Semesp, buscam atender as demandas dos profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho e precisam de uma qualificação mais rápida e eficaz.

Segundo Márcio Sanches, coordenador da Universidade Corporativa Semesp, “independentemente da área, as empresas esperam poder contar com profissionais que busquem autodesenvolvimento, qualificações e conhecimento permanentemente. Muitas estratégias de alguns anos atrás não servem mais, e as organizações de sucesso são as que conseguem inovar e se reinventar a todo o momento”.

Voltados para profissionais que atuam em instituições de ensino superior, os próximos cursos da Universidade Corporativa Semesp serão: Desafio na implantação dos 20% a distância (28/04) e Gestão em ensino a distância em IES para coordenadores (29/04), realizado pela primeira vez na cidade de Bauru.

Saiba mais: https://www.semesp.org.br/uc/cursos/

Fonte: Chief Learning Officer

 

Outras Notícias

LIVE Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado

Concebido para ser o momento de estudos e reflexões do profissional de comunicação e marketing educacional, o Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado do SADEBR pretende abordar de forma interativa, objetiva, leve e informal assuntos relevantes, dicas, panoramas, pesquisas, estudos de mercado e entrevistas para que o profissional de marketing educacional fique por dentro de tudo que acontece nas IES brasileiras e mundiais. Os encontros ocorrerão nas sextas-feiras, às 9h, durante três meses. Mas, se não puder assistir,...