Muitas universidades estão mudando e investindo cada vez mais na formação de professores mais qualificados. Por força da legislação federal, os cursos de Licenciatura passaram de três para quatro anos, fora isso, os currículos também foram reformulados e agora estão mais focados na prática pedagógica, aspectos da psicologia interpessoal, ciência da cognição e técnicas para desenvolver o lado inovador desses profissionais.
Para compor essa mudança, apostar em metodologias ativas tem sido o grande diferencial para os estudantes. Aprendizagem por problemas, por projetos, por pares, sala de aula invertida, ensino hibrido e o uso novas de tecnologias são ferramentas capazes de mudar os métodos de ensino-aprendizagem.
Visando essa mudança, a Universidade Corporativa Semesp tem promovido alguns cursos com práticas de metodologias ativas. O objetivo é trazer o aluno/estudante como principal responsável pela sua aprendizagem, comprometendo-se com seu aprendizado.
Durante as 12ª Jornadas Regionais, a docente Ana Valéria Reis, afirmou que é preciso “sensibilizar o professor a respeito do uso de novas tecnologias em sala de aula, pois não basta eleger uma tecnologia ou metodologia sem levar em conta o perfil do professor, o ambiente da sala de aula, o conteúdo a ser trabalhado, os objetivos a que se quer alcançar, o aluno em si e a gestão da instituição onde se trabalha”.
Nesta sexta-feira, 7, a Universidade Corporativa recebe os participantes do curso Aplicação do Ensino Baseado em Team Based Learning (TBL) e do Peer Instruction em sala de aula: o Passo a Passo da Metodologia. O objetivo do curso é aprimorar o conhecimento dos professores e gestores nessas práticas, além disso, vai demonstrar a aplicação e utilização dessas metodologias para trabalhos em equipe e estímulo ao protagonismo do aluno.
Confira o conteúdo do curso:
Oficina TBL
Dinâmica:
– Leitura prévia do material disposto pelo professor
– Avaliação individual
– Avaliação em grupo
– Elaboração de um projeto
– Apresentação da teoria da metodologia
Oficina Peer Instruction
Dinâmica:
– Leitura prévia do material disposto pelo professor e resolução do quiz pré-aula
– Breve explicação sobre as dúvidas do quiz
– Novo quiz individual
– Discussão entre pares
– Breve explicação sobre as dúvidas do quiz
– Apresentação da teoria sobre a metodologia