Ensino Híbrido – otimizando o seu tempo

O Ensino Híbrido é a combinação do aprendizado online com o offline, também conhecido como blended learning. Há momentos em que o aluno estuda sozinho, por meio da plataforma virtual, e outros momentos a aprendizagem é presencial com interação entre os colegas de classe e o professor.

Nessa integração de oportunidades de aprendizagem, que permite desfrutar dos recursos da tecnologia, os alunos passam a ter acesso a um conteúdo mais personalizado às suas necessidades e são estimulados a pensar criticamente e a trabalhar em grupo.

Um dos primeiros especialistas que incentivou a prática do ensino híbrido foi Michel Horn, que em 2008 escreveu com o seu professor em Harvard, Clayton Christensen, o livro “Classe disruptiva: como a inovação disruptiva vai mudar a forma como o mundo aprende”, no qual procurou abordar o nascimento de uma nova maneira de fazer educação.

No final do ano passado, Clayton liderou uma pesquisa que tentou mostrar como os docentes que adotam o ensino híbrido combinam as atividades em sala de aula. Ao entrevistar os professores, foi perguntado sobre a proporção de tempo investido em: orientação para toda a classe, grupal e apoio aos estudantes sozinhos usando o software ou não. O resultado mostrou que o ensino híbrido requer muito planejamento e preparação prévia, mas melhora a competência no apoio aos alunos.

“Nosso sistema educacional, não apenas nos EUA, não foi construído para otimizar o aprendizado para cada aluno. Foi construído como uma indústria para atender a um grande número de alunos. Funcionou bem numa economia industrial, mas não na economia do conhecimento, quando se questiona por que o modelo não serve a muitos alunos”, disse Michael Horn em entrevista ao site Porvir.

Você sabia que o ensino híbrido é uma das modalidades dos diversos cursos que a Universidade Corporativa Semesp oferece? Clique aqui para mais informações.

Fonte: Porvir

Outras Notícias

LIVE Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado

Concebido para ser o momento de estudos e reflexões do profissional de comunicação e marketing educacional, o Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado do SADEBR pretende abordar de forma interativa, objetiva, leve e informal assuntos relevantes, dicas, panoramas, pesquisas, estudos de mercado e entrevistas para que o profissional de marketing educacional fique por dentro de tudo que acontece nas IES brasileiras e mundiais. Os encontros ocorrerão nas sextas-feiras, às 9h, durante três meses. Mas, se não puder assistir,...