Ensino a distância: crescimento e desafios

Nos últimos anos, o Brasil tem acompanhado a evolução do ensino a distância que hoje está presente em praticamente todas as áreas. A modalidade tem acompanhado o avanço dos recursos tecnológicos e aulas podem ser baixadas em tablets e smatphones, sem a necessidade de grandes investimentos.

A praticidade, a não necessidade de horários rígidos, a questão geográfica e a possibilidade de rever uma disciplina quantas vezes for necessário são alguns dos aspectos positivos do EaD. Apesar disso, a modalidade enfrenta discriminação, principalmente pelo desconhecimento da área e de como esse processo funciona na prática. Para os alunos, o ensino a distância permite desenvolver uma forma de estudar mais autônoma, economizar tempo para organizar-se melhor e, dessa forma, estar mais preparado para atender a demanda do mercado atual.

No Brasil, a modalidade vem registrando crescimento de 18% ao ano em número de matrículas e, só no ano de 2014, foram 190 mil estudantes formados. No último dia 9, o ministro da educação, Aloizio Mercadante, homologou uma nova resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) com diretrizes e normas para a educação superior à distância. O parecer consolida o marco regulatório para essa modalidade.

Atualmente, a Universidade Corporativa Semesp conta com 11 cursos em EaD, entre eles o Gestão em Ensino a Distância em IES para coordenadores que será ministrado pela docente Marta Maia. Administradora de Empresas pela FAAP e Doutora pela FGV-EASP, ela atua como professora da mesma instituição nos cursos de graduação e pós-graduação e no INSPER em MBA Executivo.

Conselheira da Associação Brasileira de Educação a Distância, Marta Maia é autora de capítulos de livros e inúmeros artigos, pesquisas e trabalhos.

Acesse alguns deles em: http://goo.gl/jsbFIV

O Curso Gestão em Ensino a Distância em IES para coordenadores acontecerá no dia 29/04 e tem como objetivo capacitar profissionais de ensino superior a aplicar princípios conceituais do processo de ensino-aprendizagem, estratégias institucionais e motivacionais.

Inscrições: http://goo.gl/rTVvnj

Outras Notícias

LIVE Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado

Concebido para ser o momento de estudos e reflexões do profissional de comunicação e marketing educacional, o Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado do SADEBR pretende abordar de forma interativa, objetiva, leve e informal assuntos relevantes, dicas, panoramas, pesquisas, estudos de mercado e entrevistas para que o profissional de marketing educacional fique por dentro de tudo que acontece nas IES brasileiras e mundiais. Os encontros ocorrerão nas sextas-feiras, às 9h, durante três meses. Mas, se não puder assistir,...