Como o endomarketing pode ajudar uma organização?

O endomarketing é uma das técnicas do marketing convencional destinado exclusivamente ao público interno de uma organização. Essa técnica tem sido amplamente utilizada por grandes empresas para promover ações que mostrem aos funcionários o quanto eles são importantes para a empresa, além de ser uma forma de frisar a visão e valores da organização.

O engenheiro mecânico industrial Frederick Winslow Taylor, considerado um dos primeiros “Consultores em Gestão” da história, acreditava que a prosperidade econômica era obtida com o aumento da produtividade dos trabalhadores. Inicialmente, o engenheiro instaurou um método de recompensar os trabalhadores de acordo com a sua produção. Além disso, notou-se que uma melhoria nas condições do trabalho tinham impacto direto no aumento da produtividade.

Saul Faingaus Bekin observou o método de Taylor e foi o criador do conceito endomarketing. Para ele “a principal função do endomarketing é atrair e reter o cliente interno, com a função de obter resultados positivos para a empresa”.

Entre os benefícios proporcionados pelo endomarketing estão a fidelização dos clientes, retenção de talentos, engajamento de equipes, melhoria na qualidade e no ambiente de trabalho, profissionais motivados e melhoria na comunicação interna.

As novas gerações e o avanço da tecnologia trouxeram para as empresas novas características que precisam de atenção e ações voltadas para reter esses jovens talentos e, é por esse motivo, que o endomarketing apresenta tantos resultados, independente do setor da organização.

Com o objetivo de apresentar um novo contexto socioeconômico e competitivo do mercado, no qual as instituições disputam pela ocupação e manutenção de espaço, o curso Gestão de Marketing e Endomarketing em IES para coordenadores, realizado pela Universidade Corporativa Semesp, irá evidenciar as ferramentas de marketing, além de caracterizar o endomarketing nas IES como fortalecedor para alcance de um alto desempenho.

Pela primeira vez a Universidade Corporativa estará na cidade de Santos levando aos profissionais de educação superior da Baixada Santista capacitação nesse nível.

Outras Notícias

LIVE Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado

Concebido para ser o momento de estudos e reflexões do profissional de comunicação e marketing educacional, o Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado do SADEBR pretende abordar de forma interativa, objetiva, leve e informal assuntos relevantes, dicas, panoramas, pesquisas, estudos de mercado e entrevistas para que o profissional de marketing educacional fique por dentro de tudo que acontece nas IES brasileiras e mundiais. Os encontros ocorrerão nas sextas-feiras, às 9h, durante três meses. Mas, se não puder assistir,...