Curso sobre Enade reúne profissionais de mais de dez cidades diferentes

Aconteceu na última sexta-feira, 22, mais um curso presencial da Universidade Corporativa Semesp. Como interpretar os resultados do Enade – Relatório de curso e relatório síntese de área, reuniu 25 profissionais de instituições de ensino superior de São Paulo, Brasília, Campinas, Curitiba, Franca, Bertioga, Juazeiro do Norte (CE) e de muitas outras cidades estiveram presentes.

O curso foi ministrado por Alexandre Nicolini, doutor em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EAUFBA) (confira o currículo completo neste link), e por Rui Otávio Andrade, vice-presidente do Semerj (confira o currículo completo neste link).

O professor Alexandre Nicolini explica que hoje há falta de massa crítica das Instituições de Ensino Superior para entender o Enade, seus impactos estratégicos e as lacunas de aprendizagem. Muitas vezes os coordenadores de curso e professores não sabem o que fazer com tantos dados e nem percebem onde não está dando certo.

O caminho para se entender o Enade é capacitar primeiramente os coordenadores de curso para entender o diagnóstico dos resultados do exame, em seguida capacitar os professores que lidam com os alunos para entender as competências e a base do Enade, para que possam desenvolver melhores provas. E, por fim, preparar os professores para lidar com os estudantes e mostrar que a prova não é impositiva, mas um momento importante de aprendizagem para os alunos.

Para Nicolini, “provas bem construídas melhoram a aprendizagem dos alunos e a capacidade de avaliação de professores e coordenadores de curso; por isso o Enade é um importante instrumento de Política Pública”.

Durante o curso, os participantes puderam acompanhar uma análise dos relatórios de curso e relatório-síntese, além de diferenciar o peso de questões objetivas e discursivas, bem como de conteúdos específicos e de formação geral.

Saiba quais são os próximos cursos presenciais da Universidade Corporativa Semesp.

Também conheça a nossa gama de cursos a distância.

Outras Notícias

LIVE Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado

Concebido para ser o momento de estudos e reflexões do profissional de comunicação e marketing educacional, o Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado do SADEBR pretende abordar de forma interativa, objetiva, leve e informal assuntos relevantes, dicas, panoramas, pesquisas, estudos de mercado e entrevistas para que o profissional de marketing educacional fique por dentro de tudo que acontece nas IES brasileiras e mundiais. Os encontros ocorrerão nas sextas-feiras, às 9h, durante três meses. Mas, se não puder assistir,...