O engajamento de professores no uso de novas tecnologias

Não restam dúvidas que a presença das tecnologias no dia a dia tem crescido e avançado em todas as áreas, principalmente com essa nova geração que, praticamente, já nasceu conectada no mundo virtual.  Mas como os docentes e as instituições de ensino podem apostar nos recursos tecnológicos e como usá-los a favor da aprendizagem?

Antes de implantar a tecnologia é preciso que os professores estejam engajados e devidamente formados para a sua aplicação em sala de aula. Para responder a questão de como ocorre esse engajamento de professores para o uso de tecnologia educacional com qualidade em sala de aula, a Geekie conversou com três educadoras para saber das expectativas, experiências e estratégias para lidar com esse desafio.

Para Adriana Karam Koleski, superintendente educacional do Grupo Opet (Curitiba/PR), muitas vezes é preciso olhar para o professor como alguém que está aprendendo alguma coisa nova, assim como os alunos.

Engajar os professores e apoiá-lo em todo o processo pode ajudar a mantê-lo seguro e fazer toda a diferença no processo. “Eles (docentes) precisam de um ambiente seguro para dividir experiências, refletir sobre a prática e encontrar intencionalidade no uso de tecnologia”, afirma Paula Furtado, cofundadora da Mupi, plataforma de formação continuada para o uso de ferramentas digitais na educação.

Denise Braga, professora colaboradora da Unicamp (Campinas/SP) e pesquisadora de tecnologias educacionais desde a década de 1980, disse que “O que a gente precisa para sobreviver em um mundo repleto de informação é filtro. Não somos capazes de aprender tudo”. Como sugestão, a pesquisadora sugere que os professores se reúnam em grupos de interesse para dividir experiências e ideias.

Além do uso da tecnologia, a Universidade Corporativa Semesp acredita que o uso de metodologias ativas podem fazer grande diferença em sala de aula. O próximo curso nessa linha é o de “Aplicação do ensino baseado em Team Based Learning (TBL) e do Peer Instruction em sala de aula: o passo a passo da tecnologia”. Inscreva-se!

Outras Notícias

LIVE Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado

Concebido para ser o momento de estudos e reflexões do profissional de comunicação e marketing educacional, o Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado do SADEBR pretende abordar de forma interativa, objetiva, leve e informal assuntos relevantes, dicas, panoramas, pesquisas, estudos de mercado e entrevistas para que o profissional de marketing educacional fique por dentro de tudo que acontece nas IES brasileiras e mundiais. Os encontros ocorrerão nas sextas-feiras, às 9h, durante três meses. Mas, se não puder assistir,...