Por que é importante investir na capacitação dos funcionários?

Um profissional bem preparado e motivado é capaz de suprir as necessidades estratégicas de uma empresa, além de proporcionar um aumento na produtividade. Por esse motivo, tanto o empregador quanto o colaborador são beneficiados ao investir em uma capacitação. Independente do setor ou cargo, cursos especializados podem ajudar um profissional a se adequar no perfil da empresa.

Segundo uma pesquisa da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), realizada com 137 empresas, 88% não conseguem recrutar pessoas com o perfil do cargo. O estudo ainda apontou que 37% das organizações entrevistadas pensam que a qualidade no ensino básico é o fator de entrave para gerar competitividade, seguida de 32% pela formação universitária e 31% para a formação técnica.

E não é só graduação e pós-graduação que representam uma boa formação, cursos mais rápidos e efetivos podem oferecer a capacitação necessária a um colaborador ou mesmo para uma equipe. O investimento em educação corporativa é uma forte tendência de mercado para todos os setores, inclusive nas empresas que atuam com educação.

Esse foi um dos fatores que levou o Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior a criar a Universidade Corporativa que capacita profissionais que atuam no ensino superior. Lançada em junho de 2014, a UC oferece cursos sobre diferentes assuntos nas seguintes modalidades: presencial, EaD, híbrido e in company.

Para a empresa, as consequências em ter um profissional capacitado envolvem desde o aumento na produtividade até a diminuição da rotatividade da equipe. O mercado está mais exigente e o avanço rápido da tecnologia requer profissionais cada vez mais qualificados que acompanhem esse crescimento constante. A capacitação dá recursos para concorrer e ser referência no ramo de atuação.

Saiba mais sobre os cursos da Universidade Corporativa e veja se algum se enquadra no perfil da sua equipe ou no que a sua instituição precisa. Em 2016, além da capital, os cursos também acontecerão em cidades do interior de São Paulo.

Outras Notícias

LIVE Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado

Concebido para ser o momento de estudos e reflexões do profissional de comunicação e marketing educacional, o Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado do SADEBR pretende abordar de forma interativa, objetiva, leve e informal assuntos relevantes, dicas, panoramas, pesquisas, estudos de mercado e entrevistas para que o profissional de marketing educacional fique por dentro de tudo que acontece nas IES brasileiras e mundiais. Os encontros ocorrerão nas sextas-feiras, às 9h, durante três meses. Mas, se não puder assistir,...