Atualmente o modelo Project Based Learning (PBL) é um dos métodos mais usados no ambiente acadêmico pois estabelece uma estratégia pedagógica centrada no aluno, onde se procura que este aprenda por si próprio. Basicamente, o professor expõe um caso aos alunos que, formados em grupos, identificam o problema, investigam, debatem, interpretam e pensam em possíveis soluções.
Coordenadores de curso, docentes e demais profissionais que atuam em instituições de ensino superior podem participar do curso Gestão do Project Based Learning na sala de aula, oferecido pela Universidade Corporativa Semesp na próxima sexta-feira (16), das 9h às 18h.
Iniciada entre o final da década de 60 e início da década de 70 nas Faculdades de Medicina da Universidade de McMaster, no Canadá e pela Universidade de Maastricht, na Holanda, o método foi adotado nos cursos de Arquitetura, Engenharia, Direito e outros.
A metodologia PBL apresenta vantagens relevantes para a aprendizagem, entre elas:
– Provoca a motivação;
– Estimula a criatividade;
– Impulsiona o pensamento crítico;
– Desenvolve as capacidades de trabalhar em grupo;
– Promove o conhecimento de várias áreas e desenvolve habilidades como: análise, julgamento, justificativa, previsão de resultados e argumentação.
Docente deste curso, Renata Perrenoud Chagas atua há 17 anos na área de Educação. Desde 2012 é coordenadora e docente do Curso de Engenharia Civil, do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Lorena, sendo responsável pela estruturação, montagem e coordenação do curso Engenharia Civil da instituição, além de membro integrante do LIA – Laboratório de Inovação Acadêmica e pelo desenvolvimento e Aplicação da Metodologia PBL – Project Based Learning nos cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Eletrônica e Mecânica.
O conteúdo irá abordar a metodologia PBL; a gestão do PBL em sala de aula; o desenvolvimento da metodologia; práticas a serem trabalhadas; e desenhando a disciplina. Inscreva-se! Associados Semesp ganham desconto.