A importância do profissional de marketing nas universidades

Um dos departamentos mais importantes das faculdades e universidades é a área de marketing e comunicação e, não por menos, essa equipe é responsável por produzir conteúdos para informar milhares de alunos, funcionários, docentes e também possíveis ingressantes. Pensar na captação, retenção e fidelização desses estudantes também é uma das tarefas mais importantes do departamento.

O papel do marketing dentro de uma empresa ou de uma instituição de ensino superior vai muito além do que fazer propaganda, redes sociais e eventos. Faz parte do profissional dessa área: cuidar da satisfação dos alunos; conquistar o mercado através do planejamento estratégico; analisar o ambiente (tendências, ambiente demográfico, econômico e sociocultural); analisar o mercado e os concorrentes; e planejamento estratégico.

Além de todas as tarefas, um bom profissional de marketing precisa ter uma boa noção de como tudo funciona, todos os departamentos da empresa ou IES. Se manter conectado com outros setores é uma boa maneira de ter ideias inovadoras e  podem ser diferenciais nas estratégias de marketing.

Para capacitar esses profissionais, a Universidade Corporativa Semesp promove o curso Marketing Estratégico em IES, em parceria com a Fundação Instituto Administração (FIA), na modalidade a distância, a partir do dia 01/08.

A aplicação de conceitos, práticas, técnicas e ferramentas gerenciais em Marketing mais atualizados serão discutidos durante as 18 horas de curso. Será ministrado por Riccardo V. Morici, mestre em Business Administration pela Ohio University e professor dos cursos de pós-graduação e MBA da FIA.

Conheça todo o conteúdo do curso:

Marketing – Natureza, das Necessidades do Cliente ao Valor Percebido, Relevância; Processo de Gestão Marketing e Esferas Estratégica e Tática; Segmentação de Mercado, Seleção de Alvo e Posicionamento; Estratégias para Novos Mercados e Mercados Correntes; Mix de Marketing: Uma Visão Panorâmica; Decisões de Produto, Preço e Distribuição; Plano de Marketing – Consolidação das Decisões Tomadas como Guia de Ação. Marketing Estratégico aplicado às Instituições de Ensino: Estudos de caso e aplicações para Instituições de Ensino.

Outras Notícias

LIVE Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado

Concebido para ser o momento de estudos e reflexões do profissional de comunicação e marketing educacional, o Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado do SADEBR pretende abordar de forma interativa, objetiva, leve e informal assuntos relevantes, dicas, panoramas, pesquisas, estudos de mercado e entrevistas para que o profissional de marketing educacional fique por dentro de tudo que acontece nas IES brasileiras e mundiais. Os encontros ocorrerão nas sextas-feiras, às 9h, durante três meses. Mas, se não puder assistir,...