Sistemas de Avaliação Orientados pela Aprendizagem por Competências e Taxonomia de BloomCurso Presencial

A transformação digital traz diversos desafios para a universidade no futuro. Um deles é a forma de avaliar a aprendizagem.  Buscando apresentar a concepção de matrizes de referência e a utilização das avaliações institucionais e disciplinares, a Universidade Corporativa Semesp desenvolveu o curso presencial “Sistemas de Avaliação Orientados pela Aprendizagem por Competências e Taxonomia de Bloom”.  Destinado a Diretores Acadêmicos, Coordenadores de curso e Membros de NDEs, a disciplina visa, ainda, desenvolver um processo sistemático de coleta de microdados sobre aprendizagem no curso.

8h08/11/2019

OBJETIVO
A transformação digital traz diversos desafios para a universidade no futuro. Um deles é inquestionavelmente a forma de avaliar a aprendizagem. Como assegurar a sociedade que nós entregamos o egresso previsto no nosso PPC? Como acompanhar sistematicamente os estudantes para que eles não cheguem despreparados à formatura? Como organizar a coleta de dados de avaliação para sabermos o impacto real dos nossos professores e métodos utilizados? Combinar aquisição de competências profissionais, desenvolvimento de domínios cognitivos e utilização dos nossos incontáveis dados sobre aprendizagem é uma solução.

 

PÚBLICO-ALVO
Diretores Acadêmicos, Coordenadores de curso e Membros de NDEs envolvidos na avaliação dos resultados dos processos de ensino-aprendizagem nas IES.

 

CONTEÚDO

 

  • A concepção de matrizes de referência como instrumento de organização do processo de agregação;
  • A utilização de avaliações institucionais para medir o progresso dos estudantes ao longo do curso até sua formação;
  • A utilização de avaliações disciplinares como um processo sistemático de coleta de microdados sobre aprendizagem no curso; e
  • A utilidade das questões objetivas e discursivas como ferramentas aderentes ao que se quer intencionalmente avaliar.

METODOLOGIA

  • Teoria estruturada em nível stricto sensu orientada pela prática da gestão acadêmica
  • Produção de instrumentos de gestão da avaliação em tempo real de forma orientada
  • Intercâmbio de boas práticas com outros integrantes nos trabalhos de grupo

 

CERTIFICADO

Ao final do curso, o participante receberá o certificado de conclusão de curso emitido pela Universidade Corporativa Semesp.

 

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

8 HORAS

DATA: 8 de novembro de 2019 (sexta-feira)

HORÁRIO: das 9 às 18  horas

 

INVESTIMENTO

Associado: R$ 400,00

Não-associado: R$ 800,00