Programa EaD Sthem Brasil de Metodologias Ativas – Flipped ClassroomInício Imediato

O consórcio Sthem Brasil com apoio da Universidade Corporativa Semesp desenvolveram o primeiro programa sobre metodologias ativas de ensino 100% EAD, via Plataforma Canvas. Destinado a docentes e coordenadores de cursos de instituições de ensino superior, o terceiro curso já disponível é sobre Flipped Classroom ou Sala de Aula Invertida.

 

A metodologia utilizada tanto na Educação Básica e no Ensino Superior, em instituições escolares de diversos países – incluindo instituições de referência, como Harvard, MIT, Stanford, Olin College, PUC Chile entre outras – confirma que essa estratégia veio para revolucionar a relação dos alunos com a aprendizagem.

 

Além do Flipped Classroom, o programa já conta com o curso sobre PBL e Peer Instruction e, em breve, disponibilizará sobre Team Based Learning.

 

3hEaD

OBJETIVO

Apresentar às instituições de ensino superior estratégias inovadoras sobre metodologias ativas de ensino.

 

PÚBLICO ALVO

Coordenadores de curso, professores e gestores de IES.

 

SOBRE O CONTEÚDO DO CURSO 

Ministrar a mesma aula duas, três e até quatro vezes em um mesmo semestre letivo, para turmas diferentes, que professor nunca passou por esta situação? Levante a mão quem conseguiu manter, em todas as aulas, a mesma condução, mesma energia e mesmo entusiasmo. Os objetivos de aprendizagem foram alcançados? Quanto aos alunos, comportaram-se, exatamente, da mesma forma? As aulas seguiram todas elas com a mesma dinâmica?

Em cada turma, alguns alunos, certamente, não entenderam uma parte da explicação, e vários podem ter perdido algo do que foi dito porque não estavam atentos a ela. Outros, ainda, por razões diversas, atrasados, perderam parte do conteúdo de estudo já trabalhado. Nessa aula tradicional a que estamos acostumados, não há um botão de pausa nem é possível retroceder no tempo para rever o conteúdo. Também é comum que, ao executarem as tarefas em casa, surjam dúvidas, mas o professor não estará lá para apoiá-los tampouco os colegas  para  interagir uns com  os  outros.

A Sala de Aula Invertida nos fornece condições e espaços para superar estes desafios. De maneira geral, o que, tradicionalmente, era feito em sala, passa a ser feito em casa, e boa parte da atividade antes feita em casa, agora, é realizada em sala. Para isso, é necessário que o aluno tenha acesso prévio ao conteúdo de estudo, o que pode ser feito por meio de videoaulas, livros digitais, jogos, websites, entre outros. Nesse contexto, sim, o aluno pode pausar e retroceder tantas vezes quantas forem necessárias à sua compreensão. Também é possível que possam compartilhar suas dúvidas com colegas, por meio de fóruns de discussões on-line, redes sociais e chegarem, por eles próprios, a um entendimento sem a habitual intervenção do professor. Assim, a aula presencial passa a dar a oportunidade para esclarecer dúvidas mais complexas, realizar atividades práticas, desenvolver projetos mais elaborados, aprofundar conhecimentos e construir aprendizagens, colaborativamente.

O êxito da Sala de Aula Invertida, na Educação Básica e no Ensino Superior, em instituições escolares de diversos países – incluindo instituições de referência, como Harvard, MIT, Stanford, Olin College, PUC Chile entre outras – confirma que essa estratégia veio para revolucionar a relação dos alunos com a aprendizagem.

Você, professor, está disposto a revisitar sua prática docente e inverter a sua sala de aula? Bom, se você está aqui, é porque sua resposta é sim, ou, pelo menos, está interessado em saber por onde ou como começar.

 

CARGA HORÁRIA

3 horas – divididas em três módulos

TRANSMISSÃO EAD – VIA PLATAFORMA CANVAS

 

CERTIFICAÇÃO

Ao final do curso, o participante receberá o certificado de conclusão emitido pela Universidade Corporativa Semesp e Sthem Brasil

 

METODOLOGIA

Por meio de exemplos de demandas vivenciadas por IES, o curso – 100% EAD com transmissão via Plataforma Canvas, apresenta discussão de casos e orientações de como implementar atividades práticas das metodologias ativas.

Para ter acesso, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados após a baixa do pagamento da inscrição.

Atenção:
Informações gerais para inscrição em todos os cursos de metodologias ativas