O consórcio Sthem Brasil com apoio da Universidade Corporativa Semesp desenvolveram o primeiro programa sobre metodologias ativas de ensino 100% EAD, via Plataforma Canvas. Destinado a docentes e coordenadores de cursos de instituições de ensino superior, o terceiro curso já disponível é sobre Flipped Classroom ou Sala de Aula Invertida.
A metodologia utilizada tanto na Educação Básica e no Ensino Superior, em instituições escolares de diversos países – incluindo instituições de referência, como Harvard, MIT, Stanford, Olin College, PUC Chile entre outras – confirma que essa estratégia veio para revolucionar a relação dos alunos com a aprendizagem.
Além do Flipped Classroom, o programa já conta com o curso sobre PBL e Peer Instruction e, em breve, disponibilizará sobre Team Based Learning.
OBJETIVO
Apresentar às instituições de ensino superior estratégias inovadoras sobre metodologias ativas de ensino.
PÚBLICO ALVO
Coordenadores de curso, professores e gestores de IES.
SOBRE O CONTEÚDO DO CURSO
Ministrar a mesma aula duas, três e até quatro vezes em um mesmo semestre letivo, para turmas diferentes, que professor nunca passou por esta situação? Levante a mão quem conseguiu manter, em todas as aulas, a mesma condução, mesma energia e mesmo entusiasmo. Os objetivos de aprendizagem foram alcançados? Quanto aos alunos, comportaram-se, exatamente, da mesma forma? As aulas seguiram todas elas com a mesma dinâmica?
Em cada turma, alguns alunos, certamente, não entenderam uma parte da explicação, e vários podem ter perdido algo do que foi dito porque não estavam atentos a ela. Outros, ainda, por razões diversas, atrasados, perderam parte do conteúdo de estudo já trabalhado. Nessa aula tradicional a que estamos acostumados, não há um botão de pausa nem é possível retroceder no tempo para rever o conteúdo. Também é comum que, ao executarem as tarefas em casa, surjam dúvidas, mas o professor não estará lá para apoiá-los tampouco os colegas para interagir uns com os outros.
A Sala de Aula Invertida nos fornece condições e espaços para superar estes desafios. De maneira geral, o que, tradicionalmente, era feito em sala, passa a ser feito em casa, e boa parte da atividade antes feita em casa, agora, é realizada em sala. Para isso, é necessário que o aluno tenha acesso prévio ao conteúdo de estudo, o que pode ser feito por meio de videoaulas, livros digitais, jogos, websites, entre outros. Nesse contexto, sim, o aluno pode pausar e retroceder tantas vezes quantas forem necessárias à sua compreensão. Também é possível que possam compartilhar suas dúvidas com colegas, por meio de fóruns de discussões on-line, redes sociais e chegarem, por eles próprios, a um entendimento sem a habitual intervenção do professor. Assim, a aula presencial passa a dar a oportunidade para esclarecer dúvidas mais complexas, realizar atividades práticas, desenvolver projetos mais elaborados, aprofundar conhecimentos e construir aprendizagens, colaborativamente.
O êxito da Sala de Aula Invertida, na Educação Básica e no Ensino Superior, em instituições escolares de diversos países – incluindo instituições de referência, como Harvard, MIT, Stanford, Olin College, PUC Chile entre outras – confirma que essa estratégia veio para revolucionar a relação dos alunos com a aprendizagem.
Você, professor, está disposto a revisitar sua prática docente e inverter a sua sala de aula? Bom, se você está aqui, é porque sua resposta é sim, ou, pelo menos, está interessado em saber por onde ou como começar.
CARGA HORÁRIA
3 horas – divididas em três módulos
TRANSMISSÃO EAD – VIA PLATAFORMA CANVAS
CERTIFICAÇÃO
Ao final do curso, o participante receberá o certificado de conclusão emitido pela Universidade Corporativa Semesp e Sthem Brasil
METODOLOGIA
Por meio de exemplos de demandas vivenciadas por IES, o curso – 100% EAD com transmissão via Plataforma Canvas, apresenta discussão de casos e orientações de como implementar atividades práticas das metodologias ativas.
Para ter acesso, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados após a baixa do pagamento da inscrição.