OBJETIVO
Aprender a utilizar as Avaliações Padronizadas como um instrumento de verificação do cumprimento dos objetivos de aprendizagem previstos no PPC, a partir da organização do processo de testagem e coleta de dados por meio das Matrizes de Referência, em acordo com a organização tridimensional utilizada pelo Inep.
PÚBLICO ALVO
Dirigentes, coordenadores, procuradores/recenseadores institucionais, membros de Núcleos Docentes Estruturantes e membros de Núcleos Pedagógicos de IES.
CONTEÚDO
· As Matrizes de Referência na construção de Avaliações Padronizadas.
· A referenciação das questões de avaliação nas Matrizes de Referência
· A construção das questões de acordo com as competências profissionais
· A análise dos resultados no contraponto aos objetivos de ensino
DATAS E CARGA HORÁRIA
DATAS: 10 e 11 de agosto de 2022 (quarta e quinta)
CARGA HORÁRIA: 8 horas (6 horas ao vivo e 2 horas em atividades)
LOCAL
TRANSMISSÃO AO VIVO, via plataforma Zoom: das 9 às 12 horas
METODOLOGIA
Por meio de exemplos de demandas vivenciadas por IES, os módulos do Programa Online de Formação em Avaliação da Aprendizagem – Enade Performance 2022 apresentam as metodologias necessárias para organizar a avaliação da aprendizagem, discussão de casos e evidências reais e orientações de como solucionar os desafios da Gestão da Aprendizagem.
Para isso, a didática será amparada em base teórica e contextual no nível stricto sensu, na experiência prática e reflexiva do expositor em nível de reitoria e na aquisição de expertises em desafios práticos.
Para ter acesso aos módulos online, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.
CERTIFICADO
Ao final do Programa Online de Formação em Avaliação da Aprendizagem – Enade Performance 2022, o participante receberá o certificado de conclusão do programa emitido pela Universidade Corporativa Semesp. Caso o participante tenha participado de módulos isoladamente, ele receberá o certificado de conclusão do(s) módulo(s) concluído(s).