Módulo 1: os Resultados do Enade e as Fragilidades da Aprendizagem

Programa Online de Formação em Avaliação da Aprendizagem - Enade Performance 2022, desenvolvido pela Universidade Corporativa do Semesp, ganha sua primeira versão online, com transmissão ao vivo, via Plataforma Zoom, com 32 horas de carga horária,  dividida em 4 módulos independentes.


O programa oferece formação continuada em avaliação de aprendizagem por competências, em sintonia com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes  (Enade) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).


O Módulo 1: os Resultados do Enade e as Fragilidades da Aprendizagem  tem como objetivo interpretar quais fragilidades da aprendizagem geram os resultados finais do Enade, por meio da leitura focada do Relatório de Curso.

32h06/04/2022 e 07/04/2022

OBJETIVO

Aprender a interpretar quais fragilidades da aprendizagem geram os resultados finais do Enade, por meio da leitura focada do Relatório de Curso, dos elementos críticos do Relatório Síntese de Área, do comportamento da Média Brasil em cada carreira e do significado dos microdados de aprendizagem constantes no banco de dados do Inep.

 

PÚBLICO ALVO

Dirigentes, coordenadores, procuradores/recenseadores institucionais, membros de Núcleos Docentes Estruturantes e membros de Núcleos Pedagógicos de IES.

 

CONTEÚDO

·         A lógica do Enade e o papel da Média Brasil na performance do curso

·         O desempenho singular de cada carreira no Relatório Síntese de Área

·         Os elementos de atenção e seu comportamento no Relatório de Curso

·         Os microdados disponíveis e seu papel na compreensão da fragilidade

 

DATAS E CARGA HORÁRIA

DATAS: 6 e 7 de abril de 2022 (quarta e quinta)

CARGA HORÁRIA: 8 horas (6 horas ao vivo e 2 horas em atividades)

LOCAL

TRANSMISSÃO AO VIVO, via plataforma Zoom: das 9 às 12 horas

 

METODOLOGIA

Por meio de exemplos de demandas vivenciadas por IES, os módulos do Programa Online de Formação em Avaliação da Aprendizagem – Enade Performance 2022 apresentam as metodologias necessárias para organizar a avaliação da aprendizagem, discussão de casos e evidências reais e orientações de como solucionar os desafios da Gestão da Aprendizagem.

Para isso, a didática será amparada em base teórica e contextual no nível stricto sensu, na experiência prática e reflexiva do expositor em nível de reitoria e na aquisição de expertises em desafios práticos.

Para ter acesso aos módulos online, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.

 

CERTIFICADO

Ao final do Programa Online de Formação em Avaliação da Aprendizagem – Enade Performance 2022, o participante receberá o certificado de conclusão do programa emitido pela Universidade Corporativa Semesp. Caso o participante tenha participado de módulos isoladamente, ele receberá o certificado de conclusão do(s) módulo(s) concluído(s).