Gestão do Desempenho no Enade – Microdados, Evidências e Estratégias no Pós-Pandemia

O curso Gestão do Desempenho no Enade – microdados, evidencias e estratégias no pós-pandemia, ganha sua primeira versão online, com transmissão ao vivo, via Plataforma Zoom.


Direcionado a reitores, pró-reitores, diretores acadêmicos, pesquisadores institucionais, coordenadores de cursos, membros de NDE e integrantes de núcleos pedagógicos das IES, o curso busca cruzar dados para análises consistentes de desempenho, formulando, assim, estratégias de impacto para resultados mais ambiciosos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

18/10/2021 e 19/10/2021

OBJETIVO

Localizar os dados cruciais de aprendizagem no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) produzidos pelo Inep, cruzar estes dados para análises consistentes de desempenho e, ainda, formular estratégias de impacto para resultados mais ambiciosos nos próximos Enades que, devido à pandemia, há previsão de queda na performance dos cursos superiores pelo Brasil.

 

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

CARGA HORÁRIA: 8 horas (6 horas ao vivo e 2 horas em atividades)

DATAS: 18 E 19 de outubro de 2021 (segunda e terça)

TRANSMISSÃO AO VIVO, via plataforma Zoom: das 9 às 12 horas

 

PÚBLICO ALVO

Reitores, pró-reitores, diretores acadêmicos, pesquisadores institucionais, coordenadores de cursos, membros de NDE e integrantes de núcleos pedagógicos das  IES.

 

CONTEÚDO

– Metodologia para a Gestão da Aprendizagem nos cursos superiores no Enade e demais exames de suficiência profissional;
– Análise dos Componentes de Formação Geral, Formação Específica, Questões Objetivas e Questões Discursivas;
– Análise e avaliação dos Relatórios Síntese, Relatórios de IES e Relatórios de Curso; e
– Formulação de Estratégias de superação das lacunas e fragilidades no processo formativo.


CERTIFICADO

Ao final do curso, o participante receberá o certificado de conclusão de curso emitido pela Universidade Corporativa Semesp.


METODOLOGIA

Por meio de exemplos de demandas vivenciadas por IES, o curso online e com transmissão ao vivo, via plataforma Zoom, apresenta discussão de casos e orientações de como solucionar questões cotidianas de gestão.

Para ter acesso ao curso online, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.