Gestão da Inadimplência, Retenção e PermanênciaTRANSMSSÃO ONLINE, VIA ZOOM

Destinado a coordenadores de cursos, docentes e demais profissionais das instituições de Ensino Superior, o curso online Gestão da Inadimplência, Retenção e Permanência traz um panorama completo sobre a estruturação dos departamentos de retenção ou permanência das IES brasileiras, tanto na graduação presencial como em educação a distancia. A partir de uma profunda análise sobre o tema, o curso expõe, ainda, levantamentos atualizados e dados estatísticos do setor.


Para saber mais sobre a próxima turma do curso, por favor, entre em contato pelo e-mail universidadecorporativa@semesp.org.br. 

4HEaD

OBJETIVO

Capacitar os profissionais das instituições de Ensino Superior para aplicação prática imediata dos conceitos de “Gestão de Retenção/Permanência de Alunos Aplicados às IES” de alunos.

PÚBLICO-ALVO

Coordenadores de cursos, docentes e demais profissionais das instituições de Ensino Superior interessados no tema.

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

Carga horária: 4 horas

Data: EM BREVE
Transmissão online ao vivo: das 14 às 17 horas (mais uma hora de atividade)

CONTEÚDO

Gestão da Inadimplência

 

  • Principais causas da inadimplência educacional
  • Como o ChatGPT poderá ajudar nas atividades diárias de um Setor de Cobrança
  • A importância de um Departamento de Recuperação/Cobrança na sua IES
  • Elaborar uma política de cobrança/recuperação de crédito
  • Planejamento semanal das atividades de cobrança e estratégias eficazes (Ciclo PDCA)
  • Estabelecer a régua de cobrança e segui-la rigorosamente
  • Desenvolver a arte de negociar para reduzir a inadimplência
  • Os critérios para medir a inadimplência educacional
  • Os 13 pontos para debelar a inadimplência
  • O papel social da cobrança como instrumento de retenção de alunos
  • Acórdão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de 17/10/2023 – “É ilícito cobrar dívida prescrita.”
  • Legislação e amparo legal para cobrar honorários, juros, multa, correção monetária do alunado.
  • Prazos prescricionais e consequência sobre a cobrança de dívida prescrita
  • Embasamento legal para a negativação e o protesto
  • Quando o protesto interrompe a prescrição e quando não interrompe a prescrição das mensalidades escolares
  • Como uma cultura organizacional atualizada pode ajudar na gestão da inadimplência.
  • Como o ChatGPT pode sumarizar os pontos apresentados para uma aplicação eficaz na sua IES.

 

Gestão da Retenção/Permanência

1 – Caracterização do que é retenção/permanência?

  • 1.1    Cultura institucional
  • 1.2    Estruturação de um departamento de retenção/permanência
  • 1.3    Responsáveis pela retenção
  • 1.4    Elaboração de uma política de retenção
  • 1.5    Estudo exploratório das causas da retenção
  • 1.6    Evolução histórica da educação superior no Brasil

2 – Levantamento de expectativas na retenção

  • 2.1    Perfil de quem evade
  • 2.2    Relação das principais causas de evasão
  • 2.3    Pesquisas de satisfação (NPS)
  • 2.4    Estratégias para reduzir a evasão
  • 2.5    Reversibilidade das causas de evasão
  • 2.6    Aluno desertor e como se comporta. Como resolver este dilema!

3 – Por que a evasão se torna um problema?

  • 3.1    Perda econômica e social
  • 3.2    Indicadores de evasão
  • 3.3    Como medir a evasão
  • 3.4    Fórmulas de retenção e evasão
  • 3.5    Definição de retenção no Brasil e nos Estados Unidos
  • 3.6    Retenção nos Estudos Unidos – Principais doutrinadores
  • 3.7    Evento de retenção nos Estados Unidos
  • 3.8    Primórdios da retenção no Brasil

4 – Modelos de atendimento – retenção/sala de aula

  • 4.1    Atendimento para encantar e surpreender o aluno
  • 4.2    Adaptação do modelo Disney a cultura de sua IES
  • 4.3    Aceitar a reclamação como uma contribuição

5 – Benefícios de um Departamento de retenção/permanência

  • 5.1    Sustentabilidade financeira
  • 5.2    Aprimoramento dos serviços acadêmicos, administrativos e financeiros
  • 5.3    Reestruturação institucional
  • 5.4    Engajamento do alunado – Sentimento de pertencimento
  • 5.5    Engajamento institucional
  • 5.6    Fortalecimento da imagem institucional no mercado
  • 5.7    Fatores de esclarecimento/convencimento para jamais desistir do curso superior

6 – Quando deve iniciar o processo de Retenção/permanência

  • 6.1    Captação do aluno. Por quê?
  • 6.2   Comunicação com o futuro aluno
  • 6.3   Convite para eventos na IES (Atividades complementares)
  • 6.4   Avaliação do rendimento acadêmico no processo seletivo
  • 6.5   Conhecer a linhagem do aluno (Primeira e segunda gerações-estatísticas)
  • 6.6 Monitoramento de frequência
  • 6.7 Rendimento acadêmico e plano de ações

7 – Desafios para reduzir a evasão

  • 7.1   Colocar-se no lugar do aluno
  • 7.2   A liderança dá o tom e o exemplo de servir
  • 7.3   Bom humor e criatividade (Modelo Disney de Atendimento)
  • 7.4   Distribuir pontos de escuta no campus
  • 7.5   Não argumentar com explicações, porém resolver

8 – A IA Generativa pode nos ajudar no processo de retenção

  • 1 Mensagens adequadas às causas apresentadas(absenteísmo)
  • 2 Pesquisas sobre o bom atendimento
  • 3 Pesquisas sobre diversas literaturas de bom atendimento
  • 4 Pesquisas sobre diversos autores e modelos de retenção

 

METODOLOGIA

Curso interativo com aulas ao vivo via Zoom, incluindo teoria, estudos de caso, discussões em grupo e atividades práticas, enfocando a aplicação direta dos conceitos em cenários reais de gestão.

Para ter acesso ao curso online, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.

CERTIFICADO

Ao final do curso, o participante receberá o certificado de conclusão de curso emitido pela Universidade Corporativa Semesp.