OBJETIVO
Capacitar os profissionais das instituições de Ensino Superior para aplicação prática imediata dos conceitos de “Gestão de Retenção/Permanência de Alunos Aplicados às IES” de alunos.
PÚBLICO-ALVO
Coordenadores de cursos, docentes e demais profissionais das instituições de Ensino Superior interessados no tema.
DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA
Carga horária: 4 horas
Data: EM BREVE
Transmissão online ao vivo: das 14 às 17 horas (mais uma hora de atividade)
CONTEÚDO
Gestão da Inadimplência
- Principais causas da inadimplência educacional
- Como o ChatGPT poderá ajudar nas atividades diárias de um Setor de Cobrança
- A importância de um Departamento de Recuperação/Cobrança na sua IES
- Elaborar uma política de cobrança/recuperação de crédito
- Planejamento semanal das atividades de cobrança e estratégias eficazes (Ciclo PDCA)
- Estabelecer a régua de cobrança e segui-la rigorosamente
- Desenvolver a arte de negociar para reduzir a inadimplência
- Os critérios para medir a inadimplência educacional
- Os 13 pontos para debelar a inadimplência
- O papel social da cobrança como instrumento de retenção de alunos
- Acórdão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de 17/10/2023 – “É ilícito cobrar dívida prescrita.”
- Legislação e amparo legal para cobrar honorários, juros, multa, correção monetária do alunado.
- Prazos prescricionais e consequência sobre a cobrança de dívida prescrita
- Embasamento legal para a negativação e o protesto
- Quando o protesto interrompe a prescrição e quando não interrompe a prescrição das mensalidades escolares
- Como uma cultura organizacional atualizada pode ajudar na gestão da inadimplência.
- Como o ChatGPT pode sumarizar os pontos apresentados para uma aplicação eficaz na sua IES.
Gestão da Retenção/Permanência
1 – Caracterização do que é retenção/permanência?
- 1.1 Cultura institucional
- 1.2 Estruturação de um departamento de retenção/permanência
- 1.3 Responsáveis pela retenção
- 1.4 Elaboração de uma política de retenção
- 1.5 Estudo exploratório das causas da retenção
- 1.6 Evolução histórica da educação superior no Brasil
2 – Levantamento de expectativas na retenção
- 2.1 Perfil de quem evade
- 2.2 Relação das principais causas de evasão
- 2.3 Pesquisas de satisfação (NPS)
- 2.4 Estratégias para reduzir a evasão
- 2.5 Reversibilidade das causas de evasão
- 2.6 Aluno desertor e como se comporta. Como resolver este dilema!
3 – Por que a evasão se torna um problema?
- 3.1 Perda econômica e social
- 3.2 Indicadores de evasão
- 3.3 Como medir a evasão
- 3.4 Fórmulas de retenção e evasão
- 3.5 Definição de retenção no Brasil e nos Estados Unidos
- 3.6 Retenção nos Estudos Unidos – Principais doutrinadores
- 3.7 Evento de retenção nos Estados Unidos
- 3.8 Primórdios da retenção no Brasil
4 – Modelos de atendimento – retenção/sala de aula
- 4.1 Atendimento para encantar e surpreender o aluno
- 4.2 Adaptação do modelo Disney a cultura de sua IES
- 4.3 Aceitar a reclamação como uma contribuição
5 – Benefícios de um Departamento de retenção/permanência
- 5.1 Sustentabilidade financeira
- 5.2 Aprimoramento dos serviços acadêmicos, administrativos e financeiros
- 5.3 Reestruturação institucional
- 5.4 Engajamento do alunado – Sentimento de pertencimento
- 5.5 Engajamento institucional
- 5.6 Fortalecimento da imagem institucional no mercado
- 5.7 Fatores de esclarecimento/convencimento para jamais desistir do curso superior
6 – Quando deve iniciar o processo de Retenção/permanência
- 6.1 Captação do aluno. Por quê?
- 6.2 Comunicação com o futuro aluno
- 6.3 Convite para eventos na IES (Atividades complementares)
- 6.4 Avaliação do rendimento acadêmico no processo seletivo
- 6.5 Conhecer a linhagem do aluno (Primeira e segunda gerações-estatísticas)
- 6.6 Monitoramento de frequência
- 6.7 Rendimento acadêmico e plano de ações
7 – Desafios para reduzir a evasão
- 7.1 Colocar-se no lugar do aluno
- 7.2 A liderança dá o tom e o exemplo de servir
- 7.3 Bom humor e criatividade (Modelo Disney de Atendimento)
- 7.4 Distribuir pontos de escuta no campus
- 7.5 Não argumentar com explicações, porém resolver
8 – A IA Generativa pode nos ajudar no processo de retenção
- 1 Mensagens adequadas às causas apresentadas(absenteísmo)
- 2 Pesquisas sobre o bom atendimento
- 3 Pesquisas sobre diversas literaturas de bom atendimento
- 4 Pesquisas sobre diversos autores e modelos de retenção
METODOLOGIA
Curso interativo com aulas ao vivo via Zoom, incluindo teoria, estudos de caso, discussões em grupo e atividades práticas, enfocando a aplicação direta dos conceitos em cenários reais de gestão.
Para ter acesso ao curso online, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.
CERTIFICADO
Ao final do curso, o participante receberá o certificado de conclusão de curso emitido pela Universidade Corporativa Semesp.