Destinado a coordenadores de cursos, docentes e demais profissionais das instituições de Ensino Superior, o curso online Gestão de Evasão e Retenção traz um panorama completo sobre a estruturação dos departamentos de retenção ou permanência das IES brasileiras, tanto na graduação presencial como em educação a distancia. A partir de uma profunda análise sobre o tema, o curso expõe, ainda, levantamentos atualizados e dados estatísticos do setor.
Capacitar os profissionais das instituições de Ensino Superior para aplicação prática imediata dos conceitos de “Gestão de Retenção/Permanência de Alunos Aplicados às IES” de alunos.
PÚBLICO-ALVO
Coordenadores de cursos, docentes e demais profissionais das instituições de Ensino Superior interessados no tema.
CONTEÚDO
1 – Caracterização do que é retenção/permanência?
1.1 Cultura institucional
1.2 Estruturação de um departamento de retenção/permanência
1.3 Agentes envolvidos
1.4 Elaboração de uma política de retenção
1.5 Estudo exploratório das causas da retenção
1.6 Evolução histórica da educação superior no Brasil
2 – Levantamento de expectativas na retenção
2.1 Perfil de quem evade
2.2 Relação das principais causas de evasão
2.3 Modelo teórico de evasão
2.4 Estratégias para reduzir a evasão
2.5 Reversibilidade das causas de evasão
2.6 Aluno desertor e como se comporta
3 – Por que a evasão se torna um problema?
3.1 Perda econômica e social
3.2 Indicadores de evasão
3.3 Como medir a evasão
3.4 Fórmulas de retenção e evasão
3.5 Definição de retenção no Brasil e nos Estados Unidos
3.6 Retenção nos Estudos Unidos – Principais doutrinadores
3.7 Evento de retenção nos Estados Unidos
3.8 Primórdios da retenção no Brasil
4 – Modelos de atendimento – retenção/sala de aula
4.1 Atendimento para encantar e surpreender o aluno
4.2 Adaptação do modelo Disney a cultura de sua IES
4.3 Aceitar a reclamação como uma contribuição
5 – Benefícios de um Departamento de retenção/permanência
5.1 Sustentabilidade financeira
5.2 Aprimoramento dos serviços acadêmicos, administrativos e financeiros
5.3 Reestruturação institucional
5.4 Engajamento do alunado – Sentimento de pertencimento
5.5 Engajamento institucional
5.6 Fortalecimento da imagem institucional no mercado
5.7 Fatores de esclarecimento/convencimento para jamais desistir do curso superior
6 – Retenção/permanência em EaD
6.1 Histórico de EAD
6.2 Perfil do aluno de EAD
6.3 Crescimento da Educação a Distância
6.4 Evasão de EAD
6.5 Principais motivos de evasão na EAD
7 – Desafios para reduzir a evasão
7.1 Colocar-se no lugar do aluno
7.2 A liderança dá o tom e o exemplo de servir
7.3 Bom humor e criatividade (Modelo Disney de Atendimento)
7.4 Distribuir pontos de escuta no campus
7.5 Não argumentar com explicações, porém resolver
AVALIAÇÃO
As atividades dos participantes geram conceitos de notas. Para ser aprovado o aluno precisa obter nota mínima 7,0 no curso.
CERTIFICADO
Ao final do curso, o participante receberá o certificado de conclusão de curso emitido pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e pela Universidade Corporativa Semesp.
METODOLOGIA
Ênfase nas videoaulas para explicação dos principais conceitos do curso;
Aulas com dinâmica muito próxima das aulas presenciais;
Material de apoio exclusivo para o curso e associado aos vídeos;
Material complementar atualizado;
Tutor que auxilia na resolução de dúvidas;
Quizzes para fixar o conteúdo e reforçar a aprendizagem;
Fórum que estimula os debates, troca de ideias e conhecimento;
Estudos de caso que aproximam a teoria e a prática.
DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA
CURSO ONLINE
Carga Horária: 8 HORAS
Início: a partir de 1º de março de 2017 Importante: Lembramos que o participante tem até 45 dias (a partir do recebimento de login e senha) para concluir o curso.
Aula demonstrativa:
Gestão de Retenção/Permanência de alunos em IES.
O professor e mestre Argemiro Severiano da Silva dá uma aula demonstrativa sobre a gestão de retenção e permanência de alunos em IES. O curso a distância é uma parceria da UC Semesp e FIA.