Gestão de Evasão e RetençãoTRANSMSSÃO ONLINE, VIA ZOOM

Destinado a coordenadores de cursos, docentes e demais profissionais das instituições de Ensino Superior, o curso online Gestão de Evasão e Retenção traz um panorama completo sobre a estruturação dos departamentos de retenção ou permanência das IES brasileiras, tanto na graduação presencial como em educação a distancia. A partir de uma profunda análise sobre o tema, o curso expõe, ainda, levantamentos atualizados e dados estatísticos do setor.

4H26/06/2024 até 26/06/2024

OBJETIVO

Capacitar os profissionais das instituições de Ensino Superior para aplicação prática imediata dos conceitos de “Gestão de Retenção/Permanência de Alunos Aplicados às IES” de alunos.

PÚBLICO-ALVO

Coordenadores de cursos, docentes e demais profissionais das instituições de Ensino Superior interessados no tema.

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

Carga horária: 4 horas

Data: 26 de junho de 2024
Transmissão online ao vivo: das 14 às 17 horas (mais uma hora de atividade)

CONTEÚDO

1 – Caracterização do que é retenção/permanência?

  • 1.1    Cultura institucional
  • 1.2    Estruturação de um departamento de retenção/permanência
  • 1.3    Agentes envolvidos
  • 1.4    Elaboração de uma política de retenção
  • 1.5    Estudo exploratório das causas da retenção
  • 1.6    Evolução histórica da educação superior no Brasil

2 – Levantamento de expectativas na retenção

  • 2.1    Perfil de quem evade
  • 2.2    Relação das principais causas de evasão
  • 2.3    Modelo teórico de evasão
  • 2.4    Estratégias para reduzir a evasão
  • 2.5    Reversibilidade das causas de evasão
  • 2.6    Aluno desertor e como se comporta

3 – Por que a evasão se torna um problema?

  • 3.1    Perda econômica e social
  • 3.2    Indicadores de evasão
  • 3.3    Como medir a evasão
  • 3.4    Fórmulas de retenção e evasão
  • 3.5    Definição de retenção no Brasil e nos Estados Unidos
  • 3.6    Retenção nos Estudos Unidos – Principais doutrinadores
  • 3.7    Evento de retenção nos Estados Unidos
  • 3.8    Primórdios da retenção no Brasil

4 – Modelos de atendimento – retenção/sala de aula

  • 4.1    Atendimento para encantar e surpreender o aluno
  • 4.2    Adaptação do modelo Disney a cultura de sua IES
  • 4.3    Aceitar a reclamação como uma contribuição

5 – Benefícios de um Departamento de retenção/permanência

  • 5.1    Sustentabilidade financeira
  • 5.2    Aprimoramento dos serviços acadêmicos, administrativos e financeiros
  • 5.3    Reestruturação institucional
  • 5.4    Engajamento do alunado – Sentimento de pertencimento
  • 5.5    Engajamento institucional
  • 5.6    Fortalecimento da imagem institucional no mercado
  • 5.7    Fatores de esclarecimento/convencimento para jamais desistir do curso superior

6 – Retenção/permanência em EaD

  • 6.1    Histórico de EAD
  • 6.2   Perfil do aluno de EAD
  • 6.3   Crescimento da Educação a Distância
  • 6.4   Evasão de EAD
  • 6.5   Principais motivos de evasão na EAD

7 – Desafios para reduzir a evasão

  • 7.1   Colocar-se no lugar do aluno
  • 7.2   A liderança dá o tom e o exemplo de servir
  • 7.3   Bom humor e criatividade (Modelo Disney de Atendimento)
  • 7.4   Distribuir pontos de escuta no campus
  • 7.5   Não argumentar com explicações, porém resolver

METODOLOGIA

Curso interativo com aulas ao vivo via Zoom, incluindo teoria, estudos de caso, discussões em grupo e atividades práticas, enfocando a aplicação direta dos conceitos em cenários reais de gestão.

Para ter acesso ao curso online, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.

CERTIFICADO

Ao final do curso, o participante receberá o certificado de conclusão de curso emitido pela Universidade Corporativa Semesp.

Aula demonstrativa:
Gestão de Retenção/Permanência de alunos em IES.

O professor e mestre Argemiro Severiano da Silva dá uma aula demonstrativa sobre a gestão de retenção e permanência de alunos em IES. O curso a distância é uma parceria da UC Semesp e FIA.

Saiba mais