Formação de Operadores de Fies | Rio de Janeiro

O curso de Formação de Operadores de FIES do Fies foi desenvolvido pela Assessoria de Financiamento do SEMESP em parceria com Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Semerj) com base nas necessidades de orientação para alunos e IES de todo Brasil. Por meio de exemplos de demandas vivenciadas por IES, discussão de casos e orientações de como solucionar questões cotidianas de gestão do SisFIES, o curso apresentara como se dá a aplicação pratica das normas do Financiamento Estudantil no dia a dia das IES.

8h06/04/2017

OBJETIVO

Formar e aperfeiçoar profissionais responsáveis pela operacionalização e gestão do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) nas Instituições de Ensino Superior Privadas, visando a melhoria nos processos internos, do atendimento aos estudantes beneficiários e a gestão financeira do Programa.

PÚBLICO-ALVO

Membros da Comissão de Supervisão e Acompanhamento do FIES (CPSA), gestores e demais profissionais que estejam se capacitando para atuação na área.

CONTEÚDO

  • O Financiamento do Ensino Superior no Brasil: Contexto histórico e evolução até o momento atual;
  • O SisFIES e sua operacionalização: os módulos e as funcionalidades do sistema do FIES;
  • SisFIES Mantenedora: funcionalidades  e  operacionalização  do  perfil mantenedora no SisFIES;
  • SisFIES Estudantes: funcionalidades  e operacionalização das etapas perfil de acesso do estudante no financiamento;
  • FIES Oferta: funcionalidades e operacionalização do sistema de solicitação de vagas;
  • Boas Práticas: orientações de como potencializar o atendimento aos estudantes e interessados em obter financiamento estudantil, de fidelização e de gestão do programa.

METODOLOGIA

O curso de Formação de Operadores de FIES do Fies foi desenvolvido pela Assessoria de Financiamento do SEMESP com base nas necessidades de orientação para alunos e IES de todo Brasil. Por meio de exemplos de demandas vivenciadas por IES, discussão de casos e orientações de como solucionar questões cotidianas de gestão do SisFIES, o curso apresentara como se dá a aplicação pratica das normas do Financiamento Estudantil no dia a dia das IES.

AVALIAÇÃO

Para ter direito à certificação, o participante deverá realizar as atividades acadêmicas propostas dentro prazo estabelecido e ter no mínimo 75% de participação nas aulas presenciais.

CERTIFICADO

Ao final do curso o participante receberá o certificado de conclusão de curso emitido pela Universidade Corporativa Semesp.

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

  • Carga Horária: 8 horas
  • Data: 6 de abril 2017 (quinta-feira)
  • LOCAL:  Auditório Pós-Graduação – Mackenzie- Rio de Janeiro
    ENDEREÇO: Avenida Rio Branco, nº 277, Sala 303 – Centro – Rio de Janeiro