Formação de Operadores de Fies para Iniciantes

Com mais de 30 turmas presenciais e capacitação de mais de mil gestores de FIES de Instituições de Ensino Superior de todos os Estados brasileiros, o curso de Formação de Operadores FIES, desenvolvido pela Assessoria de Financiamento do Semesp, ganha a versão para iniciantes no formato de curso online, com transmissão ao vivo, via Plataforma Zoom.


A versão online do curso já considera a atualização para o 2º semestre de 2020.

8h10/03/2021 até 11/03/2021

OBJETIVO

Formar e aperfeiçoar profissionais responsáveis pela operacionalização e gestão do NOVO FIES nas Instituições de Ensino Superior Privadas, visando à melhoria nos processos internos, o atendimento aos estudantes beneficiários e, ainda, a gestão financeira do programa durante a Pandemia de Covid-19.

PÚBLICO ALVO

Gestores e operadores do programa e demais profissionais que estejam se capacitando para atuação na área.

CONTEÚDO

– O Financiamento do Ensino Superior no Brasil: a evolução do financiamento dá década de 1970 até os dias atuais (CREDUC, FIES e Novo FIES);

– Estudos da Lei 11.260 de 12 de junho de 2001, e suas portarias;

– Estudos da Lei nº 13.530 de 7 de dezembro de 2017, da Portaria Normativa nº 25, de 28 dezembro de 2017, Da Portaria nº 209 de 7 de março de 2018;

– Fluxograma no SisFies e SIFES dos processos de aditamentos de renovação, suspensão, transferência, dilatação e encerramento;

– Fluxograma do reparcelamento de coparticipação do NOVO Fies;

– Atualizações e implicações  sistêmica e de atendimento durante a Pandemia de Covid-19; e

– Estudos de casos reais: análise  e orientações das demandas de alunos e CPSAs.

METODOLOGIA

Por meio de exemplos de demandas vivenciadas por IES, o curso – 100% online e com transmissão ao vivo via plataforma Zoom -, apresenta discussão de casos e orientações de como solucionar questões cotidianas de gestão.

Para ter acesso ao curso online, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.

HORÁRIO

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA: 8 horas (6 horas ao vivo e 2 horas em atividades)

DATAS: 10 e 11 de março de 2021 (quarta e quinta)

TRANSMISSÃO AO VIVO, VIA PLATAFORMA ZOOM: das 9 às 12 horas


LOCAL

TRANSMISSÃO 100% ONLINE, AO VIVO, VIA PLATAFORMA ZOOM


AVALIAÇÃO

Para ter direito à certificação, o participante deverá realizar as atividades acadêmicas propostas dentro prazo estabelecido.

CERTIFICADO

Ao final do curso, o participante receberá o certificado de conclusão de curso emitido pela Universidade Corporativa Semesp.