O minicurso online ENADE 2023 E CIÊNCIA DE DADOS: NA FRONTEIRA DA TOMADA DE DECISÕES POR EVIDÊNCIAS aborda casos, métodos e estratégias de impacto de Instituições de Ensino Superior (IES) que já compreenderam a importância do seu desempenho no Exame Nacional do Desempenho do Estudante (Enade).
O minicurso demonstra como um trabalho metodologicamente fundamentado na Ciência de Dados e nas evidências decorrentes da análise da aprendizagem dos estudantes produzem resultados consistentes no Enade e no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e, consequentemente, profissionais que defendem a reputação da IES que os formou.
Com carga horária de duas horas, o minicurso, gratuito ao associado Semesp, é 100% online e com transmissão ao vivo via plataforma Zoom.
OBJETIVO
Por meio da Ciência de Dados e das evidências decorrentes da análise da aprendizagem dos estudantes, buscar resultados consistentes no Enade e no Sinaes.
PÚBLICO ALVO
Dirigentes, coordenadores, procuradores e pesquisadores institucionais, membros de Núcleos Docentes Estruturantes e membros de Núcleos Pedagógicos de IES.
DATA E CARGA HORÁRIA
DATA: 28 de março de 2023 (terça-feira)
CARGA HORÁRIA: 2 horas
TRANSMISSÃO AO VIVO, via plataforma Zoom, das 15 às 17 horas
PROGRAMAÇÃO
15h- Abertura
Tema: A UC Semesp e sua contribuição para o Enade
Palestrante: Prof. Marcio Sanchez, coordenador da UC Semesp
15h15 – Discussão de Metodologia
Tema: ENADE 2023, 24, 25 e até 26… Os estudantes que farão o Enade do futuro já estão matriculados. Sua IES continua presa a mitos do passado?
Moderador: Prof. Alexandre Nicolini, Docente da UC Semesp
15h45 – Relato de experiência
Tema: Superando um ciclo de insucessos – os dados de aprendizagem como aliados para a tomada de decisões.
16h15 – O papel da tecnologia
Tema: Vencendo o desafio de analisar de forma rápida e consistente uma enorme massa de dados – a tecnologia a serviço da aprendizagem
16h45 – Troca de Experiências
Discussão sobre métodos, processos e resultados das estratégias adotadas para o aprimoramento das performances no Enade
17h – Encerramento
METODOLOGIA
Por meio de exemplos de demandas vivenciadas por IES, o minicurso, com transmissão ao vivo, via plataforma Zoom, apresenta ainda orientações de como solucionar questões cotidianas de gestão.
Para ter acesso ao minicurso online, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.
CERTIFICADO
Ao final do minicurso, o participante receberá o certificado de conclusão de curso emitido pela Universidade Corporativa Semesp.
INVESTIMENTO
Associado Semesp: Gratuito
Não associado: R$ 300,00