Design Curricular, Neurociência e Aprendizagem Significativa nas IESGRATUITO AO ASSOCIADO SEMESP

O ensino superior enfrenta desafios significativos na preparação de estudantes para um mercado de trabalho em constante evolução. A integração de abordagens baseadas em neurociência e design curricular inovador mostra-se essencial para promover um aprendizado profundo e significativo neste cenário.


Buscando oferecer uma concepção abrangente de como esses olhares podem contribuir para a formação superior, a Universidade Corporativa Semesp desenvolveu o minicurso Design Curricular, Neurociência e Aprendizagem Significativa nas IES”.


Destinado a dirigentes e professores de IES, o minicurso, com carga horária de duas horas, é gratuito ao associado Semesp.

2H19/08/2025

OBJETIVO

O minicurso tem como objetivos analisar:

 

  • A construção curricular tradicional muitas vezes falha em articular claramente os objetivos de aprendizagem e as competências necessárias para o sucesso profissional. É necessária articulação entre perfil e competências profissionais a partir de uma visão científica, orientando a compreensão dos objetivos de aprendizagem por dirigentes, professores e estudantes, promovendo uma educação mais alinhada com as demandas do mercado.

 

  • A neurociência mostra que aprender é um processo complexo que envolve a formação e fortalecimento de conexões neurais. Um dos níveis mais avançados é o aprendizado profundo, caracterizado pela capacidade de aplicação dos saberes aprendidos para novos contextos profissionais. Assim, o design curricular deve se aliar à neurociência para possibilitar o aprendizado profundo e preparar os estudantes para exceder as expectativas no mercado de trabalho e possibilitar altos desempenhos deles em avaliações externas.

 

DATA E CARGA HORÁRIA

Carga Horária: 2 horas

Data: 19 de agosto de 2025

TRANSMISSÃO AO VIVO, via plataforma Zoom, das 15 às 17 horas

 

PÚBLICO ALVO

Dirigentes e docentes de Instituições de Ensino Superior.

 

PROGRAMAÇÃO

15h00 – Abertura

Prof. Márcio Sanches, Reitor da Universidade Corporativa do Semesp

 

15h05 – O cérebro na aprendizagem: como a neurociência transforma o ensino

Objetivo: Demonstrar como o cérebro aprende e quais estratégias de ensino que dialogam com esta capacidade, objetivando a construção de competências para o sucesso do Ensino Superior.

Expositora: Profa. Priscila de Freitas Lima, Coordenadora de Pós-Graduação lato sensu no Centro Universitário Barão de Mauá

 

15h50 – O design curricular na aprendizagem: como o método transforma o ensino

Objetivo: Explanar quais são as estratégias intencionais mais eficazes de construção curricular, buscando no desenho intencional construir uma assinatura de aprendizagem da IES

Expositor: Prof. Alexandre Nicolini, docente da Universidade Corporativa do Semesp

 

16h40 – Debate

Expositores: Profs. Alexandre Nicolini e Priscila de Freitas Lima

 

17h00 Encerramento

 

METODOLOGIA

Focado em exemplos de demandas vivenciadas pelas entidades, o minicurso – 100% online e com transmissão ao vivo via plataforma Zoom -, apresenta discussão teórica e prática, discutindo casos e orientações de como solucionar questões cotidianas de gestão.

Para ter acesso ao minicurso online, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.

 

CERTIFICADO

Ao final do curso, o participante receberá o certificado de conclusão emitido pela Universidade Corporativa Semesp.