Ensino Híbrido com utilização de Metodologias Ativas

A Universidade Corporativa Semesp desenvolveu, em parceria com Gustavo Hoffmann, fellow professor da Universidade Harvard, o curso “Ensino Híbrido com utilização de metodologias ativas”.


Destinado a docentes, coordenadores de curso, coordenadores de EAD, diretores, pró-reitores, reitores e demais colaboradores envolvidos com Educação a Distância, o curso tem como objetivo desenvolver conhecimentos sobre ensino híbrido e competências para integração do ensino presencial ao online, com utilização de metodologias ativas. 


Com carga horária de 12 horas, divididas em três encontros, com três horas ao vivo via Zoom e mais uma hora em atividades.


Para saber mis sobre a próxima turma do curso, por favor, entre em contato pelo e-mail universidadecorporativa@semesp.org.br. 

12HEaD

OBJETIVO

Desenvolver, na prática, conhecimentos sobre ensino híbrido e competências para integração do ensino presencial ao online, com utilização de metodologias ativas.

Ao final do curso, os participantes estarão aptos a desenhar um modelo de ensino híbrido para sua disciplina, seu curso ou sua IES, bem como aplicar o Peer Instruction para inverter a sala de aula.

 

DATAS E CARGA HORÁRIA

CARGA HORÁRIA: 12 horas

DATAS:EM BREVE

TRANSMISSÃO AO VIVO, VIA ZOOM: das 14 às 17 horas

 

PÚBLICO ALVO

Docentes, coordenadores de curso, coordenadores de EAD, diretores, pró-reitores e reitores e demais colaboradores envolvidos com Educação a Distância.

 

CONTEÚDO

AULA l – ENSINO HÍBRIDO: CONECTANDO O PRESENCIAL AO ONLINE

DATA: EM BREVE

HORÁRIO: das 14 às 17 horas

TEMAS:

  • O que é o ensino híbrido
  • O que não é ensino híbrido
  • Os diferentes formatos de ensino híbrido
  • A sala de aula invertida
  • Modelos de sala de aula invertida que funcionam no ensino superior brasileiro
  • Cases de ensino híbrido no ensino superior brasileiro

AULA 2  –  UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO HÍBRIDO

DATA: EM BREVE

HORÁRIO: das 14 às 17 horas

TEMAS:

  • Utilizando metodologias ativas para inverter a sala de aula
  • Peer Instruction – conceito
  • Peer Instruction – como elaborar um teste conceitual para inverter a sala de aula
  • Peer Instruction – como aplicar um teste conceitual para inverter a sala de aula

AULA 3 – PRÁTICAS DE ENSINO HÍBRIDO COM UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS

DATA: EM BEVE

HORÁRIO: das 14 às 17 horas

TEMAS:

  • Aplicação de testes conceituais relacionados ao conteúdo online (ensino híbrido e sala de aula invertida)
  • Oficina de elaboração e aplicação de testes conceituais do Peer Instruction
  • Oficina de elaboração e apresentação de propostas de sala de aula invertida

 

METODOLOGIA

Curso 100% online e com transmissão ao vivo via plataforma Zoom.

Aulas teóricas expositivas intercaladas com metodologias ativas, além de práticas hands on para que os participantes apliquem os conceitos.

Para ter acesso ao curso online, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.

 

CERTIFICADO

Ao final do curso, o participante receberá o certificado de conclusão emitido pela Universidade Corporativa Semesp.