Como Criar Matrizes de Referência e Instrumentos de Avaliação no Padrão ENADE

Gerar instrumentos de diagnóstico para identificar porque os alunos têm dificuldades em adquirir as competências previstas pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Com esse objetivo e, ainda, buscando atender uma demanda dos gestores envolvidos na avaliação dos resultados dos processos de ensino-aprendizagem nas IES, a Universidade Corporativa Semesp desenvolveu, em 2017, um segundo curso com o tema Enade:Como criar matrizes de referência e instrumentos de avaliação no padrão Enade”.

8h29/11/2017

OBJETIVO

Aprender a estruturar estrategicamente o processo avaliativo para o curso como um todo, para a disciplina de forma geral e para cada teste de forma específica, criando um sistema avaliativo de controle do progresso dos estudantes, a fim de incrementar os resultados no Enade.

 

PÚBLICO-ALVO

Diretores Acadêmicos, Coordenadores de curso e Membros de NDEs, bem como Professores e Tutores envolvidos na avaliação dos resultados dos processos de ensino-aprendizagem nas IES.

 

CONTEÚDO

  • Itens relevantes – e esquecidos – do processo avaliativo
  • Construção de uma matriz de competências para avaliar o egresso
  • Matrizes de referências aderentes às DCNs e portarias do Enade
  • Exames de aprendizagem que avaliem a aquisição de competências
  • Questões objetivas e discursivas estritamente no Padrão Enade

 

METODOLOGIA

  • Aula expositiva dialógica
  • Trabalhos em grupo por áreas de formação
  • Construção de um sistema de avaliação aderente ao Enade

 

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

  • Carga Horária: 8 horas
  • Data: 29 de novembro de 2017 (quarta-feira)
  • Horário: 9h às 18h