Destinado a coordenadores de cursos e docentes, o curso online “Processos Pedagógicos e Gestão de Ensino”, com transmissão ao vivo, via plataforma Zoom, busca orientar a equipe docente quanto às estratégias didáticas utilizadas frente às competências que se quer desenvolver, além de apresentar os desafios para a implementação das metodologias ativas de ensino. Este curso faz parte do Programa Online de Formação de Coordenadores de 2021.
Ao final desta disciplina, os alunos devem ser capazes de:
CARGA HORÁRIA: 8 horas
DATAS: 11 e 18 de agosto de 2021
HORÁRIO: das 9 às 12 horas (com duas horas de atividades complementares)
TRANSMISSÃO AO VIVO, VIA PLATAFORMA ZOOM
Coordenadores de cursos e docentes que estejam se preparando para o desempenho da função.
· Processos habituais escolares frente aos processos midiáticos e mudanças da sociedade contemporânea;
· Desafios para implementar mudanças nos currículos;
· Modelo de desenvolvimento pedagógico docente;
· As abordagens mais comuns dos docentes em relação ao ensino e a resposta dos estudantes;
· Metodologias ativas de ensino: estudo de caso, peer instruction e ensino por projeto;
· Os desafios para implementação das metodologias ativas de ensino;
· Planejamento e definição de competências como objetivos de aprendizagem.
A aula será expositiva/dialogada e também utilizará ferramentas e métodos ativos de aprendizagem, como um estudo de caso e perguntas conceituais na metodologia peer instruction (via Socrative).
Estudo de caso com recomendações feitas pelos estudantes.
Ao final do curso, o participante receberá o certificado de conclusão de curso emitido pela Universidade Corporativa Semesp.
Angelo & Cross. Classroom Assessment Techniques: A Handbook for College Teachers (1993)
Light, G. (2008). The puzzle of teaching in higher education: Implications for the structure of academic practice. Ideas on Teaching (Volume 6, pp. 25-36). Centre for Development of Teaching and Learning, National University of Singapore, Singapore.
Light, G., Cox, R., Calkins, S. (2009). Learning and Teaching in Higher Education: The Reflective Professional. London: Sage Publications.
Marton, F., Beatty, E. & Dall’Alba, G. (1993) Conceptions of learning, International Journal of Educational Research, 19: 277-300.
Marton, F., Hounsell, D. & Entwistle, N. (2005). (Eds.). The Experience of Learning: Implications for Teaching and Studying in Higher Education. (2nd edition). Edinburgh: Scottish Academic Press.
Mazur, Eric. Peer Instruction: a revolução da aprendizagem ativa. Ed. Penso (2015)
Mazur, Eric. Instrução por pares: Um Manual do Usuário. Prentice Hall (1997)
Nyquist, Jody D. and Jo Sprague. Thinking Developmentally About Tas. The Professional Development of Graduate Students (Anker, 1998)
Prosser, M. & Trigwell, K. (1999). Understanding Learning and Teaching: The Experience in Higher Education. London: SRHE/Open University Press.
Kuh, G. D. (2008). High-Impact Educational Practices: What They Are, Who Has Access to Them, and Why They Matter. Washington, DC: AAC&U, www.aacu.org/leap.