Processos Pedagógicos e Gestão de Ensino

Destinado a coordenadores de cursos e docentes, o curso online “Processos Pedagógicos e Gestão de Ensino”, com transmissão ao vivo, via plataforma Zoom, busca orientar a equipe docente quanto às estratégias didáticas utilizadas frente às competências que se quer desenvolver, além de apresentar os desafios para a implementação das metodologias ativas de ensino. Este curso faz parte do Programa Online de Formação de Coordenadores de 2021.

8h11/08/2021 até 18/08/2021

OBJETIVO

Ao final desta disciplina, os alunos devem ser capazes de:

  • Promover alterações curriculares alinhadas aos objetivos de aprendizagem desejados;
  • Orientar equipe docente quanto às estratégias didáticas utilizadas frente às competências que se quer desenvolver;
  • Implantar, coordenar e orientar o uso de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, tanto no ensino presencial quanto no ensino remoto (em função da Pandemia de Covid-19);
  • Planejar objetivos de aprendizagem e redigir as competências ligadas a esses objetivos.


DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

CARGA HORÁRIA: 8 horas

DATAS: 11 e 18 de agosto de 2021

HORÁRIO: das 9 às 12 horas (com duas horas de atividades complementares)

TRANSMISSÃO AO VIVO, VIA PLATAFORMA ZOOM

 

PÚBLICO ALVO

Coordenadores de cursos e docentes que estejam se preparando para o desempenho da função.


CONTEÚDO
 

·         Processos habituais escolares frente aos processos midiáticos e mudanças da sociedade contemporânea;

·         Desafios para implementar mudanças nos currículos;

·         Modelo de desenvolvimento pedagógico docente;

·         As abordagens mais comuns dos docentes em relação ao ensino e a resposta dos estudantes;

·         Metodologias ativas de ensino: estudo de caso, peer instruction e ensino por projeto;

·         Os desafios para implementação das metodologias ativas de ensino;

·         Planejamento e definição de competências como objetivos de aprendizagem.

 

METODOLOGIA

A aula será expositiva/dialogada e também utilizará ferramentas e métodos ativos de aprendizagem, como um estudo de caso e perguntas conceituais na metodologia peer instruction (via Socrative).

 

AVALIAÇÃO

Estudo de caso com recomendações feitas pelos estudantes.

 

CERTIFICADO

Ao final do curso, o participante receberá o certificado de conclusão de curso emitido pela Universidade Corporativa Semesp.

 

REFERÊNCIAS

Angelo & Cross. Classroom Assessment Techniques:  A Handbook for College Teachers (1993)

Light, G. (2008). The puzzle of teaching in higher education: Implications for the structure of academic practice. Ideas on Teaching (Volume 6, pp. 25-36). Centre for Development of Teaching and Learning, National University of Singapore, Singapore.

Light, G., Cox, R., Calkins, S. (2009). Learning and Teaching in Higher Education: The Reflective Professional. London: Sage Publications.

Marton, F., Beatty, E. & Dall’Alba, G. (1993) Conceptions of learning, International Journal of Educational Research, 19: 277-300.

Marton, F., Hounsell, D. & Entwistle, N. (2005). (Eds.). The Experience of Learning: Implications for Teaching and Studying in Higher Education. (2nd edition). Edinburgh: Scottish Academic Press.

Mazur, Eric. Peer Instruction: a revolução da aprendizagem ativa. Ed. Penso (2015)

Mazur, Eric. Instrução por pares: Um Manual do Usuário. Prentice Hall (1997)

Nyquist, Jody D. and Jo Sprague. Thinking Developmentally About Tas.  The Professional Development of Graduate Students (Anker, 1998)

Prosser, M. & Trigwell, K. (1999). Understanding Learning and Teaching: The Experience in Higher Education. London: SRHE/Open University Press.

Kuh, G. D. (2008). High-Impact Educational Practices: What They Are, Who Has Access to Them, and Why They Matter. Washington, DC: AAC&U, www.aacu.org/leap.