De acordo com pesquisa realizada pelo Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo, a Região Administrativa de Marília manteve praticamente estável o número de matrículas em 2008 em instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas (em 2007, a região apresentava 34.406 alunos matriculados no ensino superior e, em 2008, registrou 33.991), com pequena queda de 1,21% no total de matriculados.  No mesmo período, as IES privadas, responsáveis por 83% das matrículas na região de Marília, apresentaram uma queda menor de 1,03%, enquanto as públicas registraram 2,02%.

 

Outro dado importante apontado pelo Semesp na região é a evasão. Marília apresentou uma diminuição na taxa de 4,82%. Entre os anos de 2007 e 2008, o índice passou de 20,84% para 17,02%, o menor dos últimos quatro anos. A evasão em Marília continua abaixo da média do Estado de São Paulo, que é de 21,10%. 

 

Estes e outros dados levantados pelo Semesp foram apresentados na sexta edição das Jornadas Regionais, que aconteceu nesta quarta e quinta-feira, dias 16 e 17 de junho, no Max Plaza Hotel, em Marília.

 

Segundo o presidente do Semesp, prof. Hermes Ferreira Figueiredo, a queda do número de jovens na região é uma das causas da ligeira redução no número de matrículas. “Um levantamento recente do Semesp apontou que, entre os anos de 2006 e 2008, a região de Marília registrou uma queda de 4,74% no número de jovens entre 18 a 24 anos. Esta faixa etária é considerada a mais adequada para o ingresso do jovem na educação superior, o que impacta diretamente no número de matrículas da região”, explica o educador.

 

Para o diretor executivo do Semesp e coordenador da pesquisa, Rodrigo Capelato, outra análise importante e que explica a redução da evasão foi o crescimento do emprego formal na região. “Em 2007, a Região Administrativa de Marília contava com 196.781 postos de trabalho formal. Em 2008, o número saltou para 208.497, um aumento de 6% de novos empregos, possibilitando aos jovens da região cursar o ensino superior e custeá-lo ao longo do curso”, afirma.

 

Os três cursos mais procurados, em número de matrículas, na Região Administrativa de Marília – composta por 51 municípios – foram: Administração (5.041), Direito (3.864) e Enfermagem (2.487), de acordo com o levantamento realizado pelo Semesp.

 

Marília encerra a 6ª edição das Jornadas Regionais. O evento passou por Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Campinas e São Paulo, levando conhecimento especializado a gestores, mantenedores e outras lideranças do ensino superior. O programa completo das Jornadas Regionais está disponível no Portal do Semesp (www.semesp.org.br)

 

Cerca de 70 mantenedores da Região Administrativa de Marília participaram nos dias 16 e 17 do encerramento da sexta edição das Jornadas Regionais. Levantamento do Semesp aponta que a região apresentou estabilização no número de matriculas e queda na evasão.