Oferecer a mantenedores e gestores de instituições de ensino superior brasileiros a oportunidade de conhecer as estratégias de gestão de importantes universidades européias será o foco do II Tour Internacional de Gestores Educacionais Brasileiros. A segunda viagem de estudos (a primeira foi realizada em maio de 2009, nos Estados Unidos), visa dar a gestores educacionais de todo o Brasil acesso a práticas de mercado de universidades que são referências mundiais tanto em educação quanto em gestão. “A primeira experiência serviu como uma valiosa ferramenta para enfrentar a crise econômica global que também ameaça o setor privado de educação. O segundo encontro agregará ainda questões fundamentais da educação superior com o conhecimento e a tradição das escolas europeias“, avalia Hermes Ferreira Figueiredo, presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp.

 

A estrutura do II Tour Internacional de Gestores Educacionais Brasileiros., que acontece de 21 de abril a 1º de maio de 2010, foi inteiramente desenvolvida pelo Semesp, em parceria com a Intercâmbio Global, empresa especializada em mobilidade acadêmica internacional.

 

O tour internacional percorrerá dez instituições de ensino superior, uma agência acreditadora de universidades em Estrasbrugo, na França, além de visitas técnicas.  O programa une os temas de interesse dos gestores brasileiros com a experiência das instituições na Europa. Por meio de palestras e seminários, as universidades europeias apresentarão suas atividades e cases, de acordo com a área de excelência de cada uma delas, contribuindo para ampliar os conceitos e conhecimentos para a solução de problemas práticos enfrentados pelas IES brasileiras.

 

O programa completo pode ser acessado em www.semesp.org.br/portal/viagem_europa_2010. Mais informações: (11) 3149-8199 ou  [email protected].

 

 

 

 

Mantenedores e gestores brasileiros conhecerão as práticas de instituições de ensino superior das cidades de Paris, Estrasburgo, Amsterdã e Haia. O programa une os temas de interesse dos brasileiros com a experiência das instituições na Europa. Viagem, que percorrerá dez importantes escolas, acontece de 21 de abril a 1º de maio.