Seminário Internacional

 

“Novas dinâmicas da educação superior”

 

 

O Unisal, a Faro e o Semesp promovem entre os dias 6 e 7 de abril, em São Paulo, o Seminário Internacional sobre Novas Dinâmicas da Educação Superior. O evento acontece em um contexto em que a internacionalização da educação superior fortalece a cooperação, aproxima os sistemas educacionais, intensifica a competitividade e faz com que o mercado avance.

O encontro debaterá questões sobre: Como intensificar a empregabilidade ou como tornar uma IES empreendedora e competitiva? Como podemos inovar nossa prática acadêmica e administrativa? Essas perguntas serão respondidas por especialistas que possuem vasta experiência internacional.

Confira os especialistas participantes:

– Liz Reisberg é pesquisadora do Center for International Higher Education (CIHE), do Boston College.  Reisberg desenvolve projetos para a UNESCO e Banco Mundial e em países da África, Europa, Ásia e América Latina. Em conjunto com outros pesquisadores do CIHE, Reisberg apresentou um estudo sobre as novas dinâmicas da educação superior na Conferência Mundial da UNESCO, realizado em julho de 2009.

– Tatiana Malguzio, do Center for Higher Education Policy Analysis (CHEPA), da Universidade do Sul da Califórnia, é especialista em economia da educação. No Brasil há poucos estudos sobre esse tema. Qual o impacto econômico da educação em nosso sistema? Quais são os rumos do mercado educacional? Como uma IES pode ser competitiva? Malguzio tem estudos de referência internacional.

– Jonathan Mathias, também do CHEPA, estuda as práticas empreendedoras das universidades dos EUA. Discutirá o que é uma IES empreendedora e formas de captação de recursos.

– José Joaquin Mira e José Graz, da Universidade Miguel Hernandez (UMH), são especialistas em competitividade, inovação e qualidade. A UMH é uma das universidades mais promissoras da Espanha. Trata-se de uma instituição pública, com postura empreendedora e forte relacionamento com o mercado e com os empresários. A UMH tem mais de três mil empresas parceiras. Quem no Brasil tem uma experiência semelhante?

– Kiyoshi Mandiola, da Universidade San Sebastin, do Chile, é especialista em qualidade. Sabe-se que o Chile tem um sistema educacional que está entre os mais dinâmicos da América Latina. A universidade implementou mecanismos de gestão da qualidade e tornou-se um “case” de sucesso. 

O Seminário contará, ainda, com Eduardo Wurzmann, do Grupo IBMEC, Ana Maria Costa Sousa, da Anhanguera Educacional, Renato Grinberg, da Trabalhando.com e Joaquim Albertino de Abreu, do CIESP.

A realização do Seminário “Novas Dinâmicas da Educação Superior” conta com o patrocínio da SUNGARD HIGHER EDUCATION e com o apoio da STEFANINI, CIESP, PÁTIO DAS ARTES, ANEC, ABMES, ANACEU, FENEP, ABRAFI e UNIVERSIA.     

Serviço:

Seminário – Novas Dinâmicas da Educação Superior

Quando: 6 e 7 de Abril de 2010
Onde: Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Campus Santa Teresinha
Endereço: Rua Dom Henrique Mourão, 201

Inscrições: www.unisal.br ou www.ceavap.com.br até o dia 5 de abril

Informações: [email protected] ou 0800 771 0414

Associados do Semesp tem desconto de 15% na inscrição

 

 

“Novas dinâmicas da educação superior” reunirá pesquisadores americanos nos dias 6 e 7, em SP.