O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), sediado em Washington, nos Estados Unidos, possui 70 projetos no Brasil, em diferentes setores.  Educação e inovação são áreas prioritárias para o BID. Representando o Semesp, o diretor executivo, Rodrigo Capelato, e o diretor de Inovação e Redes, Fábio Reis, tiveram a oportunidade de conversar com Jesús Duarte, o principal especialista da divisão de educação, na sede do Banco, no último dia 05 de julho.

Fábio Reis e Rodrigo Capelato com Jesús Duarte.

Fábio Reis e Rodrigo Capelato com Jesús Duarte.

Jesús Duarte apresentou as prioridades do BID durante o diálogo. Os diretores puderam conhecer os tipos de financiamento e os critérios para obtê-lo, os procedimentos e a necessidade de envolver os agentes públicos (governo estadual e/ou federal, dependendo do financiamento).

Há 3 tipos diferentes de financiamento: o financiamento  público, que vai direto para programas desenvolvidos por países da América Latina e do Caribe, o financiamento das parcerias público / privado e o financiamento direto para instituições privadas.

O especialista do BID comentou, por exemplo, sobre os projetos de educação que atualmente são financiados no Amazonas e no Pará e outros que receberam recursos, no Paraná.  O Banco também faz doações para trabalhos inovadores na área educacional e iniciativas que tenham impacto social.

Para o Semesp, ficou claro que é possível obter doações para projetos da área de educação que fomentem o acesso, a igualdade e a qualidade. Eles conversaram sobre projetos que o sindicato pode desenvolver com ONGs, como o Instituto Aryton Senna, por exemplo. Jesús Duarte irá encaminhar exemplos de projetos que conseguiram doações do BID e contatos com pessoas do Banco que atuam no Brasil. Além disso, o Semesp terá acesso aos contatos de pessoas que atuam na área de financiamento do BID.

Os diretores saíram com a perspectiva de elaborar projetos para obter doações e iniciarem um diálogo com o setor de crédito do Banco, para que as IES possam obter recursos para o financiamento estudantil.

A visita ao BID demonstrou que o diálogo com pessoas que ocupam funções relevantes em organizações com potencial de parceria com o Semesp deve ser uma prioridade, pois é possível obter informações e estabelecer cooperações que vão garantir a melhoria da qualidade das IES associadas, projetos de impacto social e de interesse das IES, do MEC e, eventualmente, recursos financeiros que melhorem a sustentabilidade das IES.

Por meio da conversa com Jesús Duarte, os diretores do Semesp obtiveram informações que provavelmente não conseguiriam encontrar no site do Banco ou em conversas com pessoas que não possuem as responsabilidades do responsável pela área de educação. Visitas como essa reafirmam o nosso compromisso em colaborar com a melhoria da qualidade do ensino superior e com a sustentabilidade das IES.