O Semesp realizou nesta sexta-feira, 25, a primeira reunião do Projeto de Autoavaliação Institucional para o Ensino Superior com todas as 38 instituições que passaram a integrar a mais nova rede do Semesp, a Rede 17 Autoavaliação, e que até janeiro de 2024 implantarão o projeto piloto elaborado desde maio de 2021 pela entidade com a participação das 11 IES que deram início a esse processo.

“Durante 18 meses gestores e líderes das CPAs dessas 11 instituições reuniram suas experiências e propuseram um novo modelo de autoavaliação. O projeto piloto mantém os princípios e valores estratégicos estabelecidos originalmente pelo Sinaes e demais normas educacionais vigentes, mas com a inclusão de áreas, indicadores e rubricas que induzem ao planejamento estratégico ao enfatizar o desenvolvimento institucional, a governança, a atuação e as políticas acadêmicas, a sustentabilidade e o desenvolvimento do processo de meta-avaliação de cada IES”, afirmou o coordenador da nova rede, Fabio Reis, diretor de Inovação e Redes do Semesp.

O projeto piloto, que será implantado a partir de janeiro de 2023 pelas 38 instituições participantes, permitirá às IES avaliarem o propósito da instituição, como ela se planeja para realizá-lo e os resultados alcançados, envolvendo desde o gerenciamento dos recursos e processos acadêmicos, a contribuição e impacto para a sociedade, e como a instituição se apropria do processo de autoavaliação para o seu autodesenvolvimento e para o seu ganho de maturidade.

“A autoavaliação é nossa, mas quem ganha é a sociedade”, destacou na abertura da reunião o reitor José Antonio Mendes, do Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto (FHO), de Araras, em São Paulo, uma das IES que participaram da formatação inicial do projeto. Também o reitor do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), Sergio Fiuza de Mello Mendes, destacou que “o tema é tão sensível quanto relevante, e poderá dar início a uma nova era da educação, na medida em que afirmará valores para que um conjunto de IES transforme o ambiente institucional em um meio de cultura que lhes permitirá ir além”.

A reitora do Centro Universitário do Grupo Dom Bosco (UNDB), de São Luís, no Maranhão, Ceres Murad, destacou que com o projeto “o Semesp oferece um espaço para todas as IES crescerem, através de uma avaliação mais profunda e consistente que gira em torno de um eixo: o seu propósito institucional e o impacto que ele traz para a qualidade da própria instituição”. Para o vice-reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), de Curitiba, Vidal Martins, “o projeto foge da ideia de ranking ao fazer com que a IES se desafie a ser melhor, a partir de uma visão com base nos seus propósitos e na sua singularidade, competindo apenas com ela mesma”.

O Semesp disponibilizará uma plataforma para gestão das avaliações e para acesso ao banco de dados pelas instituições e certificará com um selo as IES participantes que atenderem aos critérios do modelo de autoavaliação institucional proposto.

Fazem parte da nova Rede de Autoavaliação as seguintes IES: 

Faculdade Baiana de Direito

BA

Centro Universitário Paraíso – UNIFAP

CE

Centro Universitário Salesiano – UniSales

ES

Centro Universitário FAESA

ES

Centro Universitário de Anápolis – Unievangélica

GO

Centro Universitário UNDB

MA

Centro Universitário de Lavras – Unilavras

MG

Faculdade ESAMC Uberlândia

MG

Grupo UNIS

MG

Centro Universitário UNIFACIG

MG

Universidade de Uberaba – Uniube

MG

Centro Universitário do Pará – Cesupa

PA

Centro Universitário OPET

PR

Centro Universitário Integrado

PR

Faculdade de Telêmaco Borba – Unifateb

PR

Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

PR

Associação Educacional Dom Bosco – AEDB

RJ

Centro Universitário de Valença – Unifaa

RJ

Sociedade Unificada de Ensino Augusto Motta – Unisuam

RJ

Centro de Ideias em Educação Sociedade Simples – Factum

RS

Faculdade Santo Ângelo – FASA

RS

Faculdade Autônoma de Direito – Fadisp

SP

Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP

SP

Centro Universitário Facens

SP

Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UNISALESIANO

SP

Centro Universitário Sagrado Coração – Unisagrado

SP

Centro Universitário N. Sra. Do Patrocínio – CEUNSP

SP

Centro Universitário Barão de Mauá 

SP

Centro Universitário Antônio  Eufrásio de Toledo Prudente

SP

Universidade de Marília – Unimar

SP

Faculdade FECAF

SP

Faculdade Santa Marcelina

SP

Facldade Meliès

SP

Universidade de Franca – Unifran

SP

Fundaço Hermínio Ometto – FHO

SP

Instituto Mauá de Tecnologia

SP

Centro Univeitário de Excelência – Eniac

SP

Centro Universitário Octávio Bastos -Unifeob

SP