Reunião inaugural da nova rede de cooperação temática do Semesp, que focará na questão da sustentabilidade

O Semesp avança em seu propósito de fomentar as redes de cooperação. Em setembro de 2016, nasceu a nossa rede pioneira. Hoje somos 14 redes de IES, 1 rede de compras e 1 rede de autoavaliação CPA, com 99 IES.

Recentemente, criamos uma rede temática focada na área de saúde e medicina, com IES que possuem experiências de cooperação e buscam sinergias para a solução de problemas comuns. Atualmente com seis IES, a rede tem gerado boas surpresas porque é comum elas terem um tempo para gerar maturidade, compromissos e vínculos efetivos.

É provável que seus projetos de cooperação avancem de forma ágil porque há interesse das IES participantes. Um dos fatores de sucesso de qualquer rede é o compromisso. É incrível como há demanda para a troca de informações estratégicas e sinergias na área de saúde. Há um rápido aprendizado de que a cooperação é o melhor caminho se comparado com a busca de soluções de forma isolada e ao fato da IES não ter informações e parâmetros para a tomada de decisão.

Nesta terça (14), criamos outra rede temática, com foco na sustentabilidade (com temas do compromisso ambiental e social que trazem diferentes tipos de retorno, inclusive financeiro) e olhar voltado para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS – agenda 2030) e para o Environmental, Social and Governance (ESG). As IES estão inseridas em um contexto social que as convida a assumirem compromissos ambientais e sociais de forma convicta e planejada. Decidimos que o nome da rede ainda será conversado coletivamente, mas sabemos que temas serão o elo da nossa cooperação.

Organizações como Unesco, OCDE, União Europeia e tantas outras instituições públicas e privadas indicam que IES relevantes para a sociedade são aquelas que possuem projetos para responder aos desafios da sociedade e engajam estudantes e professores em temas de interesse público.

O Semesp quer reunir um conjunto de instituições que se dispõem a assumirem compromissos com as demandas sociais para que, juntos, possamos trocar experiências, informações e boas práticas de ações voltadas para a busca da resolução dos problemas que estejam ao nosso alcance (locais, regionais e globais), agindo para que a sociedade se torne sustentável ambientalmente, justa e inclusiva. Juntos podemos instigar a equidade e a melhoria da qualidade de vida.

O Semesp, ciente do seu papel de instigar seus associados a incorporarem as melhores práticas do ensino superior, de serem IES relevantes para a sociedade e de terem valor para os stakeholders, amplia sua atuação nas redes de cooperação. As redes temáticas vão reunir uma mix de instituições que já atuam em redes e outras que serão convidadas a se incorporarem no projeto.

Na reunião inaugural da rede, estiveram presentes as seguintes IES: Fiap, Newton Paiva, Eniac, Unifaa, Cesupa, Unis, Zumbi dos palmares, Faculdade Reges, FHO, Uniso, Unifeob e Unifor.

Para participar da nova rede é preciso ter o vínculo e o compromisso com o tema proposto. Com as duas novas iniciativas, passamos a ter 17 redes em nosso hub. Caso sua IES tenha interesse em participar de nossas redes, escreva para [email protected]

*Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes do Semesp