Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes do Semesp, em uma das reuniões das Redes de Cooperação

2021, o ano das Redes de Cooperação. Essa é uma das bandeiras do Semesp para esse ano, reforçando o estratégico e importante papel das redes para a sustentabilidade das instituições de ensino superior, ainda mais em um momento de crise como o atual gerado pela pandemia da Covid-19. Para dar o pontapé na ideia, o Semesp realizou no final de fevereiro e início de março, as primeiras reuniões de 2021 das Redes de Cooperação do Semesp. As redes discutiram, entre outras questões, a dinâmica e periodicidade das próprias reuniões, bem como a eleição periódica de um coordenador para cada rede.

Outro tópico debatido foi a implantação de reuniões inter-redes. “Queremos fortalecer ainda mais o projeto Redes de Cooperação em 2021”, afirmou o diretor de Inovação e Redes do Semesp, Fábio Reis, durante a abertura de uma das reuniões. “Uma das nossas metas, por exemplo, é realizar reuniões inter-redes para que as IES de diferentes redes possam trocar experiências e discutir possíveis desafios, projetos e temas em comum”, salientou. “A ideia é criar novas conexões entre os participantes do projeto, buscando pontos de encontro que podem ser trabalhados por todas as redes de forma única”.

A proposta foi bem recebida pelas redes. “Essa é uma forma das IES e redes cooperarem ainda mais entre si”, destacou Guilherme Marcondes, representante do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), integrante da Rede 11. “Estamos sempre buscando informações nas redes e essa aproximação entre elas é uma maneira de fecharmos mais serviços coletivos que barateiam os custos”, avaliou João Otávio Bastos Junqueira, da UNIFEOB, integrante da Rede Pioneira2.

Redes de Cooperação, sempre a melhor opção

Ainda na pauta das reuniões, os representantes das IES relataram como tem sido a estratégia de retomadas das aulas presenciais e remotas e a questão das matrículas, tópicos que têm afligido a maioria das instituições privadas em virtude das restrições às atividades presenciais e aos atrasos gerados na captação de novos alunos em virtude do adiamento do Enem.

Atualmente, o Semesp tem um papel de mentoria e coordenação geral de 13 redes, que englobam 75 IES de todas as regiões do país.