Programa da Escola de Direito Alfa Educação, da Faculdade Autônoma de Direito (FADISP), integrante da Rede 3* do projeto Redes de Cooperação do Semesp, o Núcleo de Prática Jurídica tem como objetivo criar oportunidades de contato profissional entre estudantes de Direito das IES, desenvolvendo atividades que promovem o alinhamento entre teoria e prática.

Segundo Thiago Matsushita, diretor da Escola de Direito Alfa Educação, o Núcleo de Prática Jurídica pretende dar conta do eixo de Formação Prática, que objetiva a integração entre a prática e os conteúdos teóricos desenvolvidos nos demais Eixos, especialmente nas atividades relacionadas com o Estágio Curricular Supervisionado, Trabalho de Curso e Atividades Complementares.

“O Núcleo de Prática Jurídica tem como escopos principais a maior e melhor integração entre os eixos e dimensões da formação jurídica, através de atividades transversais, em relação à formação geral e técnico-jurídica, de modo que os conteúdos e perspectivas trabalhados ao longo da formação sejam sempre problematizados de forma crítica pelos estudantes nas atividades que compõem o eixo prático-profissional”, explica Matsushita.

As atividades propostas nas disciplinas de prática jurídica são feitas pelos estudantes no ambiente online dentro do prazo fixado pelo professor. Cada disciplina de prática jurídica tem um espaço próprio no ambiente digital, por meio do uso de um software simulador administrado pelo professor responsável, na qual estão cadastrados todos os estudantes devidamente matriculados.

O Núcleo de Prática Jurídica está sendo oferecido para as IES participantes das Redes de Cooperação do Semesp promovendo atividades em cooperação. “O NPJ realizará em conjuntos atividades digitais e simuladas com profissionais e alunos de várias IES”, conta Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes do Semesp. “O objetivo é gerar sinergia e ampliar a possibilidade de feedbacks entre alunos de diferentes IES, unindo profissionais qualificados do Direito”.

*IES que compõem a Rede 3: Associação de Ensino de Botucatu (UNIFAC); Faculdades Integradas Einstein de Limeira; Fundação Santo André (FSA); Faculdade Autônoma de Direito (FADISP); Centro Universitário Don Domênico (UNIDON); Faculdade Eduvale de Avaré; e Faculdade Cultura Inglesa.

Para saber como participar do projeto Núcleo de Prática Jurídica, envie e-mail para [email protected]