Na última sexta-feira (14), a Rede de Cooperação 6 do Semesp promoveu um workshop em Ribeirão Preto (SP), com o intuito de sistematizar e dar andamento ao projeto da rede, além de debater soluções para programas de mestrado e doutorado.

Realizado pela primeira vez fora da sede do Semesp, o encontro aconteceu na Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP, e reuniu pró-reitores e coordenadores dos cursos de stricto sensu de várias instituições para debater os caminhos da pós-graduação e da pesquisa.

A abertura do evento foi realizada pela reitora da UNAERP, profa. Suzelei de Castro França, além da participação de representantes da Universidade de Franca – UNIFRAN, Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS; Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE e Universidade de Uberaba – UNIUBE.

“O encontro teve como intuito incentivar a colaboração entre universidades que, apesar de serem concorrentes, compartilham o mesmo objetivo: formar acadêmicos e profissionais para mercado de trabalho. Escolhemos temáticas extremamente importantes para serem abordadas, trazendo problemáticas como a regulação e as políticas públicas, os avanços tecnológicos para que essas interações sejam feitas, no sentido de geração de novos processos e produtos que são demandados pela comunidade”, destacou a reitora da UNAERP.

Durante o encontro, o prof. Marcio Sanches, coordenador da Universidade Corporativa Semesp e facilitador do projeto da Rede 6, ministrou painéis temáticos e dinâmicas, além de apresentar os objetivos que serão trabalhados nos próximos três anos pela rede.

“Foi um encontro muito produtivo, com a participação de várias universidades. E este é um projeto de redes para o qual tivemos um olhar de muito carinho e cuidado”, comentou o diretor de Inovação e Redes do Semesp, Fábio Reis.

As redes e o avanço das IES

Característica do século 21, a construção de redes de cooperação une pessoas e empresas em torno de um propósito em comum.

No ensino superior, as redes promovem a sustentabilidade, o avanço e o fortalecimento das IES no Brasil, ao estimular alianças estratégicas e possibilitar o compartilhamento de aprendizados, projetos e ações para a sinergia entre os diversos setores das instituições (acadêmico, de gestão, financeiro etc.).

Atualmente, o Semesp possui 19 redes de cooperação, que reúnem mais de 150 IES.