Porque o objetivo do Projeto de Autoavaliação Institucional do Semesp é induzir a melhoria da qualidade dos serviços, dos processos, dos projetos e ações acadêmicas e administrativas das IES, sob a coordenação da entidade. Nós subimos a “régua da qualidade”, incluímos novos indicadores, que são mais contemporâneos. Instigaremos as IES a reduzirem o gap entre ensino superior e empregadores, por exemplo.

Durante 14 meses, 11 IES trabalharam na elaboração de um instrumento de autoavaliação, que atende ao MEC, mas transcende os indicadores oficiais.

As IES que desejarem participar do projeto em 2023 devem fazer a adesão até 30 de outubro deste ano. Para aderir, basta enviar uma carta para o e-mail [email protected]. Na carta, o dirigente da instituição deverá manifestar o desejo de adesão ao projeto, indicar dois representantes da CPA e se dispor a discutir e compartilhar os resultados da autoavaliação.

No mês de novembro, haverá reuniões para que todas IES que ingressarem no projeto possam conhecer o instrumento de autoavaliação. Desejamos a adesão de IES com CPA empoderada e participativa, que contribui com o processo de melhoria da qualidade e de mudanças institucionais.

O Semesp dará suporte e fará as articulações necessárias para que o projeto de autoavaliação tenha impacto institucional, seja reconhecido pela sociedade, pelos formuladores de políticas públicas e pelo MEC. Nós do Semesp buscaremos apoio internacional, para a sua validação.

Queremos criar um efeito multiplicador, com a adesão contínua de IES que buscam melhorar a qualidade, por realizarem um processo de autoavaliação sério e monitorado, que gere impacto, que seja reconhecido por pares avaliadores, pelos empregadores, pelos formadores de opinião e pela sociedade em geral.

Ao elaborarmos o projeto de autoavaliação, resgatamos as diretrizes do Sinaes. Entendemos que os processos de avaliação precisam respeitar a diversidade e ter como princípio a identidade, a missão, o perfil, os propósitos e o planejamento da própria IES.

Como um dos líderes do projeto, não tenho dúvida, nós elaboramos um instrumento de autoavaliação consistente e inovador, que irá gerar impacto positivo nas IES participantes.

*Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes do Semesp, secretário Executivo da MetaRed Brasil e presidente do Consórcio STHEM Brasil.