Presente em oito países, incluindo o Brasil, a MetaRed é uma rede colaborativa criada para fomentar a transformação digital nas Instituições de Ensino Superior (IES), com o objetivo de reunir interessados em trabalhar de forma cooperativa as TICS (Tecnologias da Informação e Comunicação).

No Brasil, a MetaRed foi criada no segundo semestre de 2019 com a meta de propor melhorias nas TICS das IES para aprimorar as suas qualidades, eficácia e eficiência. Além disso, a rede estuda as necessidades e aplicações destas tecnologias na gestão, no ensino e na pesquisa, com ações e atuações conjuntas para promover a cooperação entre as universidades, tanto em nível nacional como internacional.

Grupos de Trabalho

A MetaRed Brasil é presidida por Hermes Ferreira Figueiredo, diretor-presidente da Cruzeiro do Sul Educacional e presidente do Semesp, e conta com a coordenação executiva de Fábio Reis, diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp. É formada por quatro Grupos de Trabalho que atuam em áreas prioritárias específicas:

– Tecnologia Educacional – promove e desenvolve a avaliação do Ensino Superior;

– Segurança de TI – coordena, difunde e promove atividades e boas práticas e a implantação de ferramentas comuns de gestão de segurança;

– Governança e Indicadores de TI – promove o estudo, análise, avaliação e implantação de um sistema de governança de TI, levando em consideração as atividades administrativas e educacionais das IES;

– Soluções com os Clientes – objetiva a melhoria contínua no processo de Gestão de Relacionamento com Fornecedores de TI (GRFTI), envolvendo registro de experiências, gestão de conhecimento, ciclo de gestão e eventos.

Os GTs estão abertos à participação de todas as IES. Para saber mais sobre a MetaRed, acesse o site www.metared.com.br. Para se inscrever nos GTs, envie e-mail para [email protected].