A MetaRed é um projeto colaborativo da área das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), com a finalidade de compartilhar as melhores práticas e os casos de êxito, além de instigar o desenvolvimento tecnológico entre as IES participantes.

A Fundação Universia Santander é a responsável global pela iniciativa, que teve sua origem em 2018, durante o IV Encontro Internacional dos Reitores, realizado em Salamanca, na Espanha. Hoje, a rede conta com a participação de 10 países ibero-americanos. No Brasil, a MetaRed foi lançada em outubro de  2019, com 121 IES púbicas e privadas brasileiras que já aderiram à iniciativa.

O projeto é organizado em quatro grupos de trabalho: tecnologias educacionais, relacionamento com os fornecedores, cibersegurança e governança e indicadores de TIC. Estes mesmos grupos existem nos 10 países, o que permite sinergias. As conexões internacionais são um elemento estratégico, já que permitem comparações, trocas de experiências, pesquisas comparadas, publicações conjuntas e outras iniciativas.

A MetaRed funciona de forma integrada, com diretrizes semelhantes para os 10 países membros da rede. Há planejamento estratégico global, coordenado pelos responsáveis do projeto, que estão na Universia Espanha e na Universidade de Málaga. Da mesma forma que há unidade, há também diversidade, já que cada país pode desenvolver ações próprias, conforme a demanda.

No Brasil, mais de 180 IES, 3500 pessoas e 50 empresas e organizações públicas e privadas já participaram das ações da Metared. A MetaRed Brasil já produziu pesquisas sobre as competências digitais dos professores, o que permitiu organização de capacitações de professores, e sobre estratégias de transformação digital. Entre outras ações estão ainda a distribuição de  um kit de cibersegurança, com o suporte da MetaRed global, a negociação com fornecedores como Google, Amazon e a discussão sobre parâmetros de governança da área de TI.

No momento há também um diálogo entre a MetaRed e a Associação Universidade em Rede (Unirede), que reúne mais de 60 universidades, institutos e fundações públicas focadas em EAD, para criar iniciativas de cooperação.

A participação na MetaRed não gera custo, é espontânea. Toda IES interessada pode escrever para [email protected] e manifestar o interesse em aderir ao projeto. A coordenação da MetaRed Brasil é do Semesp, que possui experiência em redes de cooperação. A professora Lúcia Teixeira, que preside o Semesp e a Unisanta, é também a presidente da iniciativa no país.

A MetaRed gera impacto para as IES, já que suas iniciativas trazem soluções, apontam caminhos e fortalecem as decisões institucionais na área da TIC. A sua relevância pode ser percebida na dimensão dos projetos e na adesão das pessoas e das IES.

Faço o convite para que IES públicas e privadas do Brasil participem do projeto. E agradeço aos coordenadores dos GTs, que dedicam seu tempo à MetaRed. Agradeço ainda pelo suporte da Universia Brasil e do Semesp.

*Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes do Semesp, secretário Executivo da MetaRed Brasil e presidente do Consórcio Sthem Brasil.