O Semesp está comprometido com as boas práticas corporativas do ESG (Environment, Social and Governance), tanto que o tema está inserido em seu planejamento estratégico. O compromisso da entidade também se manifesta no incentivo aos debates e eventos sobre o assunto e no apoio para que seus associados se organizem em Redes para tratarem do ESG.

Há três meses foi criada a Rede “Sustentabilidade: ODS e ESG”, com 16 IES. A rede desenhou um planejamento, organizou grupos de trabalho e já está em fase de definição dos projetos prioritários para 2023. Ela também rapidamente definiu seu escopo e entendeu que a tema da Sustentabilidade é o “guarda-chuva” que abrigará as discussões sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ESG.

Em novembro, a Rede 12 (as redes são numeradas conforme a ordem de sua criação), formada pela Unip, Unicesumar/Vitru, Afya, Anima, Cogna, Cruzeiro do Sul e Yduqs, criou um Grupo de Trabalho (GT) para tratar do tema do ESG.

De modo geral, as instituições da rede são de capital aberto, o que reforça a necessidade de tratar do tema ESG. As instituições citadas publicam seus relatórios, possuem relações com investidores e com setores organizados da sociedade e entenderam que podem assumir compromissos coletivos para tratar de temas de interesse comum. O GT, ainda em 2022, fará uma reunião em que cada instituição irá apresentar suas boas práticas e sugerir sinergias entre os integrantes do grupo.

O projeto de Redes do Semesp trouxe uma novidade que não era comum no setor do ensino superior: a cooperação entre IES que são concorrentes, mas que entenderam que através da cooperação elas podem reforçar suas estratégias e gerar mais impacto social.

Tratar de ESG é assumir compromissos com o meio ambiente e com as demandas da sociedade, é atuar conforme os melhores parâmetros da governança. A cooperação entre instituições de capital aberto, no setor do ensino superior, é uma boa noticia e demonstra que o Semesp exerce um papel relevante ao instigar a cooperação através das redes.

*Por Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes do Semesp