G7 visita Klabin – Unidade Puma

No final do mês de março, o conselho do G7, umas das redes de cooperação do Semesp, passou dois dias de imersão em uma das instituições que integra o grupo, a UNIFATEB, em Telêmaco Borba, interior do Paraná. Os membros conheceram as instalações da instituição e discutiram pautas relativas ao ensino superior.

A UNIFATEB desenvolve projetos em parceria com organizações públicas e privadas da região e trabalha fortemente o fomento econômico e social em total consonância com a comunidade em que está inserida. Prova disso é a sua consolidação como uma marca de referência regional. “Mostrar isso de perto para o G7 motiva nossa equipe e impulsiona os nossos sonhos”, reforça Paula Pontara, reitora da IES. “A UNIFATEB está ganhando muito em participar dessa rede de cooperação”, acrescentou.

Segundo o presidente do G7 e reitor da UNISUAN, Arapuan Mota Netto, foram dias de muito aprendizado e compartilhamentos, sempre somando para as melhorias e inovações das instituições. Para Rebeca Murad, diretora geral da UNDB, a visita à UNIFATEB proporcionou que os presentes pudessem perceber a relevância do centro universitário para a região, formando profissionais competentes e mantendo forte relacionamento com a comunidade e empresas. “Como membro do G7, é gratificante para a UNDB contribuir para o trabalho realizado pela IES”.

O Espaço Vibe integra laboratórios das áreas de Saúde e Engenharias

No cronograma da visita, os integrantes do G7 puderam conhecer o Espaço Vibe, um local que integra os laboratórios das áreas de Saúde e Engenharias da UNIFATEB, criado para inspirar os alunos a viverem experiências memoráveis na instituição. Os participantes da visita conheceram ainda uma das parceiras da IES, a Klabin – Unidade Puma, onde tiveram a oportunidade de ver de perto um modelo referência de indústria 4.0., uma das maiores empresas de celulose e papel da América Latina, com fábricas no Brasil todo.

Para a reitora da Toledo Prudente, Zely Machado, este encontro representa mais uma experiência que marca a história do grupo. “A visita na Klabin é a oportunidade de identificarmos a mão de obra que o mercado requer, e com isso, trazermos novas referências para os nossos acadêmicos”, disse ela.

Membros do G7 recebem título de Membro Benemérito da Instituição UNIFATEB

Os visitantes do G7 foram agraciados pela UNIFATEB com o título de Membro Benemérito da Instituição UNIFATEB. “O título é um resgate da Alma Mater que habita todos nós”, comentou Thiago Lopes, pró-reitor jurídico da instituição.  A cerimônia de entrega aconteceu na cidade de Tibagi, por representar um polo turístico dos Campos Gerais do Paraná.

Para Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes do Semesp, o encontro presencial serviu para fortalecer os vínculos entre os dirigentes das IES que representam o G7. “Com vivências memoráveis para integrar os dirigentes e uma agenda de trabalho consistente, o G7 avança em um processo de organização que serve de referência para outras redes de cooperação. Nós, do Semesp, estamos felizes porque outras redes também avançam em seu processo de organização e planejamento”, destacou.

O projeto de Redes de Cooperação é uma das iniciativas mais exitosas do Semesp dos últimos anos, contando com 20 redes e 137 IES. Somente em 2022, foram 285 reuniões, com resultados tangíveis e intangíveis, que integram os associados em um processo contínuo de colaboração e aprendizado institucional. “Redes estruturadas e com plano de trabalho definidos geram mais resultados perceptíveis para as IES participantes, aprendizados institucionais e eventuais redução de custos. O objetivo do Semesp é que todas as redes sejam organizadas com planejamento e combinações sobre funcionamento e gestão”, defendeu Fábio Reis.

Sobre o G7
Formado por 9 IES (UNIFATEB, FAESA, UNIOPET, UNISUAM, UNDB, TOLEDO PRUDENTE, UNIS, ENIAC e UNIFECAF), com aproximadamente 100 mil estudantes juntos. O G7 é uma rede consolidada, com processos de governança e gestão bem definidos, assim como o compartilhamento de estratégias institucionais e grupos com planos de trabalho que dão resultados e produzem geração de valor para essas IES.